Cidadeverde.com

Mês de abril de 2023 foi o mais chuvoso em Teresina desde 2019

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

Dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que em abril deste ano, o total de chuva em Teresina foi de 349,0 mm. 

Com esse total mensal de chuva, abril de 2023 é o mais chuvoso desde 2019, quando o total foi de 361 mm e o 4º mais chuvoso desde 2004, que totalizou 541,4 mm. Os dados se referem principalmente à região norte e à mesorregião centro-norte.

Dos 30 dias de abril, 20 foram com chuva, três dias a menos do que abril do ano passado. Na contagem diária de chuva, o maior total no mês foi de 97,4 mm, em 02 de abril. 

Ao considerar todos os dias do mês de abril, desde 2009, o dia 2 de abril deste ano foi o segundo com maior total diário de chuva; em 20 de abril de 2009, o número foi de 101,4 mm. Vale destacar que esse total de chuva, no segundo dia de abril de 2023, foi predominantemente acumulado em apenas 2 horas (entre às 18h e 19h).

A climatologista da Semarh, Sara Cardoso, destaca que os dados se devem, principalmente ao fenômeno El Niño, que está ativo e interfere nas dinâmicas atmosféricas da região Nordeste e, consequentemente, no território piauiense. Ela ainda alerta para as previsões nos próximos meses:

 “Devemos ter cuidado porque as temperaturas estarão bastante altas. Os volumes pluviométricos esperados para o segundo semestre serão baixos e a umidade também”, finaliza Sara.

 

Da Redação 
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais