Cidadeverde.com

Governo lança programas para a produção do campo nesta terça (16)

Imprimir

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), lança, nesta terça-feira (16), em solenidade no Palácio de Karnak, às 11h30, os programas de disseminação do melhoramento genético do rebanho do Piauí, de expansão da assistência técnica a todo o estado; e de estímulo à abertura de novos empreendimentos no segmento. As propostas serão apresentadas pelo governador Rafael Fonteles e pelo secretário da Defesa Agropecuária, Fábio Abreu.

O secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária destaca que essa é uma oportunidade de explicar para a população sobre as atribuições da secretaria, as metas e os resultados estipulados para os próximos anos. “Além de abarcar a assistência técnica, extensão rural e a defesa agropecuária, temos um projeto ousado, que é o pilar da nossa gestão. E não só isso, também estamos trabalhando na ampliação e melhoria de programas que eram executados pelo Emater”, explica Fábio Abreu.

O Programa de Disseminação do Melhoramento Genético do Rebanho do Estado do Piauí engloba projetos e ações estratégicas para o desenvolvimento de técnicas de manejo e melhoramento genético do rebanho bovino, caprino e ovino, com adoção da biotecnologia de inseminação artificial e da utilização de reprodutores melhoradores.

Em um primeiro momento, o programa irá contemplar 5 mil pequenos e médios criadores, visando à disseminação de tecnologias, por meio de assistência técnica especializada nos 12 Territórios de Desenvolvimento do Estado, que são: Planície Litorânea; Cocais; Carnaubais; Entre Rios; Vale do Sambito; Vale do Rio Guaribas; Vale do Rio Canindé; Serra da Capivara; Vales dos Rios Piauí; Tabuleiro do Alto Parnaíba; Chapada das Mangabeiras e Chapada do Vale do Rio Itaim. A meta é de 100 mil inseminações em dois anos.

Entre os principais objetivos da proposta estão a melhoria econômica do setor agropecuário, aumento da competitividade do rebanho e da exportação de carne, abertura de mercado com agregação de valores de qualidade, melhoria nos indicadores de produção e produtividade, fornecimento de novos postos de serviços, aumento do número de cabeças de animais abatidos, aumento do número de fêmeas inseminadas, e, consequentemente, a geração de mais postos de trabalho e melhoria da qualidade de vida dos produtores.

“Esse novo projeto é um dos pilares da nossa gestão à frente da Sada. Com ele, vamos proporcionar ao pequeno e médio produtor a possibilidade de melhoria do seu rebanho. Vamos oportunizar ao cidadão lá da ponta, a organização de sua atividade e a qualidade dos produtos ofertados, ajudando também na questão econômica”, destacou Fábio Abreu.

Expansão da assistência técnica

O Programa de Expansão da Assistência Técnica prioriza a parceria com as prefeituras dos municípios para a realização de ações estratégicas com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento e modernizar as Unidades de Assistência Técnica, Extensão Rural e Defesa Agropecuária do Estado do Piauí.

O programa é voltado para agricultores familiares, assentados de reforma agrária, ribeirinhos, pescadores artesanais, quilombolas, povos originários, pequenos e médios agricultores, abrangendo os 12 Territórios de Desenvolvimento do Estado e tem como objetivo geral, implantar uma rede de assistência técnica, extensão rural e defesa agropecuária em parcerias com as prefeituras municipais, na perspectiva agroecológica e da economia solidária.

“Pretendemos levar assistência técnica aos 224 municípios do Piauí. Atualmente, 138 mil famílias se declaram agricultores familiares e temos a meta de chegar a cada uma delas, dentro das cadeias produtivas que mais se adaptam a cada região. Teremos um longo trabalho, e esse é um programa audacioso”, destaca o secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária.

Abertura de novos empreendimentos

O Programa de Estímulo à Abertura de Novos Empreendimentos é direcionado às associações e cooperativas de agricultores familiares, assentados de reforma agrária, ribeirinhos, pescadores artesanais, quilombolas, povos originários, além de pequenos e médios agricultores.

A iniciativa vai incentivar a abertura de novos empreendimentos de agroindústria comunitária, por meio do estímulo à inovação tecnológica e à pesquisa aplicada, fomento à capacitação, regularização e melhoria de boas práticas de fabricação de produtos, além de acesso a crédito subsidiado.

A meta é promover a inclusão do agricultor familiar nos processos de agroindustrialização, fixando os produtores no campo e construindo um novo modelo de desenvolvimento sustentável, além de gerar mais postos de trabalho na agricultura familiar aumentando a oferta de alimentos saudáveis, saborosos e seguros, preservando a identidade culinária e cultural dos locais de origem e melhorando a qualidade de vida destas populações.

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do governo federal, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação e gestão de sistemas de dessalinização no semiárido brasileiro, levando em consideração a característica da presença de sais nas águas subterrâneas de cada região.

No Piauí, o programa é executado pela Sada, tem 51 sistemas implantados e está presente nos seguintes territórios e municípios:

Serra da Capivara: Campo Alegre do Fidalgo e Lagoa do Barro

Vale do Rio Itaim: Curral Novo do Piauí, Betânia, Acauã, Caldeirão Grande do Piauí, Massapê e Queimada Nova

Vale do Rio Canindé: São Francisco de Assis do Piauí

Vale do Rio Piauí e Itaueira: Pedro Laurentino

Vale do Rio Guaribas: São Julião e Vila Nova

A Sada está trabalhando na ampliação do programa para que essa rede tenha uma maior expansão. A secretaria irá atuar na implantação e recuperação de sistemas de dessalinização que estão espalhados na região do cristalino, ampliando o atendimento e a produção de litros de água dessalinizada. A meta é que o número de sistemas implantados cresça de 51 para 119 e que o programa passe a atender 2.380 famílias piauienses.

“O Água Doce é um dos programas que já existem há bastante tempo e que vamos dar continuidade, um projeto extremamente importante, que proporciona qualidade de vida para as comunidades, por meio do consumo de uma água potável”, acrescentou o gestor da Sada.

Ccom

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais