Cidadeverde.com

Monitoramento de câmeras da Strans reduz em 35% os acidentes com motos em Teresina

Imprimir

Instalado há um pouco mais de 100 dias, o Centro de Controle Operacional (CCO), localizado na zona Sul de Teresina, já recebeu cerca de 500 chamadas por suspeitas de crime. O superintendente da Strans, Bruno Pessoa, informou que as ocorrências de roubo e furto de veículos são as mais recorrentes no CCO, que trabalha em parceria com as forças de segurança púbica.

“No primeiro trimestre, a gente teve 500 indicativos de abordagem que a gente faz esse trabalho em conjunto com as forças de segurança. Roubo e furto de veículos aparece sempre aqui no nosso centro de comando esses indicativos e a gente faz a nossa parte e repassa para as forças de segurança para estar fazendo essas abordagens”, explica o superintendente.

Ainda de acordo com Bruno Pessoa, as maiores infrações flagradas pelas câmeras são avanço de semáforo, condutor sem capacete e veículos sobre a faixa de pedestre.

O superintendente reforça ainda que uma das prioridades do Centro de Controle é reduzir os acidentes com motocicletas. Bruno Pessoa acrescenta que já foi constatado uma diminuição de 35% na quantidade de acidentes com motos e redução de 25% nós óbitos durante o primeiro trimestre de 2023.

“Tem muito avanço de semáforo, veículos sobre a faixa de pedestre, condutor sem capacete também, o que é nossa prioridade de fiscalização são os motociclistas visto que aqui em Teresina bate recorde de atendimento no Hospital de Urgência de Teresina em função da quantidade de acidentes de motos, mas a gente está conseguindo coibir. Nesse primeiro trimestre de 2023 a gente diminuiu a quantidade de acidentes em torno de 35% e óbitos, em comparação ao ano passado, diminuiu em torno de 25%. Então esse é objetivo do Centro de Comando que é preservar a vida”, acrescenta Bruno Pessoa.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Bruno Pessoa destaca também que muitos condutores estão preferindo circular nos corredores de monitoramento, já que o CCO funciona 24 horas.

“Os agentes de trânsito trabalham em forma de plantões ao longo do dia e o funcionamento do CCO é durante 24 horas. Isso tem até mudado o comportamento de alguns condutores, a gente já teve o feedback de condutor que prefere transitar nos corredores onde sabe que está sendo monitorado em função da segurança”, pontua.

Para a inauguração do CCO, foram instaladas 135 câmeras em 50 pontos da capital. A previsão é que mais equipamentos sejam instalados em outros pontos de Teresina, como em locais mais distantes.

“Temos uma programação de expansão do nosso Centro de Comando para a gente abranger os pontos mais distantes da cidade, devemos chegar a 485 câmeras e vamos conseguir fazer também esses registros, conseguir ajudar a Segurança o máximo possível, na região mais periférica de Teresina”, ressalta o superintendente da Strans.

 

 

Rebeca Lima
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais