Cidadeverde.com

Nutricionista explica como a alimentação influencia na fertilidade

Imprimir


 

A alimentação saudável é imprescindível para que o organismo funcione adequadamente. Para as mulheres que tentam engravidar, alguns tipos de alimentos são aliados e podem influenciar no sistema reprodutor.

Segundo a nutricionista Rafaela Carvalho, algumas carências nutricionais estão diretamente ligadas as falhas na fertilidade. “Quando existe a deficiência de algum nutriente na mulher ou no homem, o processo todo é prejudicado. O problema ocorre tanto processo hormonal como também no processo fisiológico para placentação, que é a formação da placenta para que o embrião fixe e se desenvolva", explica.

As carências nutricionais mais comuns entre as mulheres estão a de ácido fólico e ferro. "Muitas mulheres possuem anemia. Então, uma alimentação com mais alimentos verdes, ricos em ferro e vitamina C vão ajudar nessa absorção e faz totalmente a diferença. É muito comum  pessoas não comerem frutas e isso vai gerando essa carência nutricional e deficiências que muitas vezes ficam escondidas e vão passando desapercebidas no dia a dia”, conta a nutricionista.

Portanto, a paciente tentante deve adotar a programação metabólica que deve iniciar a partir do momento que ela decide engravidar. “É tentar se alimentar bem antes mesmo de gerar esse bebê porque isso influencia tanto no material do homem (espermatozoide) como também como no material da mulher (óvulo). Isso deve acontecer três meses antes e tudo que você come e o que você faz impacta no seu futuro filho. A nutrição busca melhorar a alimentação do casal para que o bebê tenha mais saúde", esclarece Rafaela.


Alimentos que aumentam a fertilidade

Uma alimentação rica em bons nutrientes é capaz de estimular a produção hormonal. A especialista revela que algumas frutas, se consumidas com frequência, podem favorecer a liberação de óvulos e espermatozóides.

“Em homens, as nozes podem aumentar a quantidade e qualidade de espermatozoides. Para a mulher, a temos a amora e a romã que são frutas da fertilidade que agem a favor da saúde do óvulos. No geral, uma alimentação balanceada rica em frutras e verduras vai ajudar a paciente a engravidar mais rápido”, comenta Rafaella.


Alimentos que impactam na fertilidade

Apesar de não ter estudos conclusivos, o café é um grande vilão para a fertilidade tanto do homem quanto da mulher. A quantidade de cafeína ingerida pode impactar na saúde do material genético. 

“O ideal é ir diminuindo a ingestão ou substituir esse café para o café descafeinado. Então se você bebe muito café e está tentando engravidar, talvez seja a hora de pensar em um detox, para que seu corpo vá se acostumando aos poucos”, finaliza.


 

Jaqueliny Siqueira com informações do Tem de Tudo na TV
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais