Cidadeverde.com

Em Picos, procura por vacina da Influenza está abaixo do esperado

Imprimir

A campanha de vacinação contra a Influenza, em todo o país, está com a procura abaixo do esperado. Em razão desse cenário, a vacina será expandida para o público em geral. Em Picos, será realizado no próximo sábado (20) o Dia “D” de vacinação em todas as unidades de saúde.

O público prioritário desta etapa são: crianças de seis (06) meses a cinco (05) anos de idade; gestantes e puérperas; idosos de 60 anos ou mais; professores do Ensino Básico e Superior, da rede pública e privado; as Forças de Segurança e Salvamento que são os Policiais Civis, Militares e Federais, além das Forças Armadas; pessoas com comorbidades e com deficiência permanente e funcionários do sistema prisional.  

A coordenadora de Imunização, Mariana Fontes, relatou que desde o início da pandemia, a procura pela vacina da influenza está baixa em todo o país. 

“Desde o início da pandemia, a população deixou um pouco de lado a procura pela vacina da influenza que é uma doença ainda que causa muitos agraves que pode causar internações e até mortes, por isso todos os anos o Ministério da Saúde estabelece grupos prioritários para serem vacinados com essa vacina. Infelizmente neste ano de 2023, a procura está baixa em todo o país, e em vista disso o Ministério resolveu liberar a vacina para a população em geral, mas que essa liberação vai ser feita de acordo com a organização de cada município”, relatou.

Mariana Fontes ainda reforça que o público prioritário que ainda não se vacinou deve buscar se imunizar no Dia D.

“Neste sábado dia 20, faremos o Dia D da campanha de vacinação contra a influenza, onde todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e duas UBS da zona rural estarão com as suas salas de vacinas abertas de 8h da manhã as 16h da tarde, para que esses públicos prioritários que não conseguiram se vacinar no decorrer dessa campanha possam estar se imunizando nesse dia”, ressaltou.

A intenção de realizar essa campanha no sábado é justamente para facilitar o acesso da população, pois muitos trabalham e estudam e não têm condições de irem na semana se vacinar. Ela destacou ainda que em Picos, durante toda essa semana será realizada a vacinação destinada aos públicos prioritários, porque o município ainda não recebeu todas as remessas de vacinas. 

 

Paula Monize

[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais