Cidadeverde.com

Governo investirá R$ 20 milhões em programa para melhoramento genético do rebanho do Piauí

Imprimir

Foto: Ascom Governo do Estado

Pelo menos 5 mil criadores nos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí terão acompanhamento técnico para fazer inseminação artificial em ovinos suínos e caprinos. A ação é um aceno do governador Rafael Fonteles (PT) ao setor do agronegócio e será possível por meio do Programa de Disseminação do Melhoramento Genético de Rebanho, o Pró-Genética. O programa é orçado em R$ 20 milhões. 

Rafael Fonteles também assinou outros dois decretos regulamentando os programas para expansão da assistência técnica a todo o estado e de estímulo à abertura de novos empreendimentos no segmento.

Na solenidade, também foi lançado o programa Expansão do Água Doce, que visa garantir o acesso à água de qualidade para o consumo humano, por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação e gestão de sistemas de dessalinização no semiárido. 

O secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, ressaltou que o programa equilibra o setor e permite que pequenos criadores possam ter acesso às mesmas técnicas de grandes empresários.

Foto: Ascom Governo do Estado

“O nosso objetivo é o de proporcionar ao pequeno produtor ações com uma visão de terem condições adequadas. Assim, vamos lançar esse programa para proporcionar ao pequeno produtor a oportunidade de praticar aquilo que o grande faz para melhorar”, declarou. 

Para o governador Rafael Fonteles, as medidas vão influenciar na melhoria econômica do setor agropecuário, com aumento da competitividade do rebanho e da exportação de carne, abertura de mercado e, consequentemente, a geração de mais postos de trabalho e melhoria da qualidade de vida dos produtores.

“Queremos levar essa melhoria genética para os pequenos e médios produtores, pois vamos entrar na era dos frigoríficos no Piauí. Isso tudo dentro de uma política de melhorar a qualidade da carne. Vamos industrializar a produção da carne e teremos mais três frigoríficos ao longo dos próximos anos”, destacou Rafael Fonteles. 

 

Veja mais sobre os programas lançados

Programa de Expansão da Assistência Técnica

O Programa de Expansão da Assistência Técnica prioriza a parceria com as prefeituras dos municípios para a realização de ações estratégicas com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento e modernizar as Unidades de Assistência Técnica, Extensão Rural e Defesa Agropecuária do Estado do Piauí. O programa é voltado para agricultores familiares, assentados de reforma agrária, ribeirinhos, pescadores artesanais, quilombolas, povos originários, pequenos e médios agricultores. 

Programa de a abertura de novos empreendimentos

O Programa de Estímulo à Abertura de Novos Empreendimentos é direcionado às associações e cooperativas de agricultores familiares, assentados de reforma agrária, ribeirinhos, pescadores artesanais, quilombolas, povos originários, além de pequenos e médios agricultores, que vão pode contar com a liberação de crédito para os seus empreendimentos. 

 

Paula Sampaio 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais