Cidadeverde.com

Hipertensão Arterial: veja dicas para prevenção e controle da doença

Imprimir

 

Foto: Freepik

 

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é um problema de saúde comum e, muitas vezes, assintomático. É um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal.

Para conscientizar os cidadãos sobre os riscos da pressão alta, o dia 17 de maio foi estabelecido como o Dia Mundial da Hipertensão, uma doença que acomete os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos, podendo causar paralisação dos rins. 

A hipertensão arterial pode ser causada por vários fatores, incluindo obesidade, consumo excessivo de sal, falta de atividade física, tabagismo e estresse. Também pode ser influenciada por fatores genéticos e hereditários. A boa notícia é que ela pode ser prevenida e controlada por meio de mudanças no estilo de vida e tratamentos médicos adequados.
 

Um alerta para gestantes

A hipertensão arterial pode ter implicações sérias durante a gravidez, incluindo pré-eclâmpsia e parto prematuro. As mulheres grávidas devem ser acompanhadas de perto por um médico para monitorar sua pressão arterial.
 

Segundo o endocrinologista Ronan Araujo Ronan Araujo, algumas dicas podem ajudar a prevenir e controlar a hipertensão arterial:


1. Mantenha um peso saudável: manter um peso saudável é uma das maneiras mais eficazes de reduzir o risco de hipertensão arterial e outras doenças cardiovasculares. Consulte um médico especialista para obter orientação sobre uma dieta saudável e equilibrada.

2. Faça atividade física regularmente: a atividade física regular pode ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar a saúde cardiovascular. Tente fazer pelo menos 30 minutos de atividade física moderada todos os dias.

3. Reduza o consumo de sal: o consumo excessivo de sal pode aumentar a pressão arterial. Tente limitar a quantidade de sal adicionado aos alimentos e evite alimentos com alto teor de sódio.

4. Consuma alimentos saudáveis: inclua em sua dieta alimentos frescos, grãos integrais, peixes ricos em ômega-3, nozes e sementes, e alimentos com baixo teor de sódio, como feijão, lentilha e ervilha. Evite alimentos processados, fast food, carnes vermelhas e gordurosas, produtos lácteos com alto teor de gordura, alimentos fritos e doces com muito açúcar.

5. Limite o consumo de álcool e cafeína: o consumo excessivo de álcool e cafeína pode aumentar a pressão arterial em algumas pessoas.

6. Faça exames regulares: a hipertensão arterial muitas vezes não apresenta sintomas óbvios, portanto, é importante fazer exames regulares para medir a pressão arterial e monitorar a saúde cardiovascular.
 

A hipertensão arterial é uma condição crônica que requer gerenciamento a longo prazo, mesmo quando os sintomas não são aparentes. Por isso, a importância de ter um acompanhamento médico para desenvolver um plano de tratamento adequado e eficaz.

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais