Cidadeverde.com

Detentas da penitenciária de Picos recebem absorventes e orientação sobre higiene menstrual

Imprimir
  • dentro_5.JPG Paula Monize
  • dentro_1.JPG Paula Monize
  • dentro_4.JPG Paula Monize
  • dentro_3.JPG Paula Monize
  • dentro_2.JPG Paula Monize

Na manhã desta quinta-feira (18) cerca de 40 detentas da Penitenciária Feminina de Picos foram contempladas através do projeto "Dignidade Menstrual". Na ocasião, as mulheres receberam absorventes e orientações sobre higiene menstrual e sexual.

O projeto "Dignidade Menstrual" está sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI) em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (SEJUS) que beneficia unidades prisionais da Capital Teresina, Picos e Parnaíba. 

A coordenadora de Saúde da Mulher da SEMPI, Alinny Dalylla Alves Sousa, destacou que o projeto visa a  inclusão social de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, implementando ações de combate a precariedade menstrual.

"O projeto da Dignidade Menstrual é para abranger pessoas em situação de vulnerabilidade social, como reeducandas, prisionárias. Esse projeto é fruto de uma ementa do deputado Dr. Francisco Costa, onde não entregamos só absorventes, ensinamos a higiene menstrual, o ciclo menstrual. Em Picos, serão beneficiadas cerca de 40 mulheres, durante dois meses", frisou a coordenadora.

A gerente regional da Penitenciária Feminina de Picos, Karinne Barros, destacou que atividades desta natureza promovem saúde para mulheres que estão privadas de liberdade. 

"Esse projeto é importante, pois além da entrega dos absorventes, também trabalha a questão da higiene menstrual, sexual, como se cuidar até mesmo como forma de prevenção, evitando alguma DST. A gente sempre procura fazer estas ações para oferecer dignidade, elas já estão privadas de liberdade, executando a sua pena e aqui a gente tenta através de políticas públicas estar promovendo a ressocialização, promover saúde, assistência, asseguradas à ela pela própria lei", ressaltou.

A coordenadora territorial de Direitos Humanos, Isabel Silva, destacou a importãncia da entrega de insumos mentruais e conscientização sobre higiene menstrual.

"As mulheres privadas de liberdade, além de terem a própria liberdade privada elas são privadas de vários direitos. Essa questão da dignidade menstrual para além dessas mulheres que estão na Penitenciária é um direito que todas as mulheres devem ter.  Essa ação em Picos e em outras cidades que ainda vão acontecer são extremamente importantes para garantir esse direito, acesso à saúde digna dessas mulheres", concluiu.

A próxima ação do projeto ocorrerá na unidade prisional de Paraníba.

 

Paula Monize

[email protected]

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais