Cidadeverde.com

Lula chega a Hiroshima para participar de cúpula do G7

Imprimir

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Hiroshima, onde participará, como convidado, da cúpula do G7. Era madrugada de sexta-feira (19), no Japão, tarde de quinta-feira (18) no horário de Brasília, quando Lula, acompanhado da primeira-dama Janja, foi recepcionado. 

A chegada do petista marca o retorno do país ao encontro do grupo que reúne sete das oito principais economias do mundo (Japão, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido) . A última participação ocorreu há 14 anos, em 2009, durante o segundo mandato de Lula.

Também foram convidados para a reunião Austrália, Comores, Ilhas Cook, Índia, Indonésia, Coreia do Sul e Vietnã, além de representantes das Nações Unidas (ONU), do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Banco Mundial, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da Agência Internacional de Energia (IEA), da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da União Europeia.

Entre os painéis oficiais da cúpula, o presidente terá pelo menos sete reuniões bilaterais. O primeiro ocorre já na tarde de 6ª feira (19.mai), no horário local, quando Lula terá uma reunião com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese. 

Na manhã de sábado (20), o presidente irá se encontrar com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida. Foi ele que, na posição de presidente temporário do G7 e anfitrião do evento, convidou Lula para participar da cúpula, durante um telefonema no início de abril.

Ainda na manhã de sábado, o mandatário fará a terceira reunião da viagem, se encontrando com o presidente da Indonésia, Joko Widodo. No fim da tarde, o encontro bilateral será com o presidente da França, Emmanuel Macron.

Lula termina o dia se reunindo com o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz.

No domingo (21), Lula e todos os chefes de delegação e cônjuges farão uma visita ao Parque Memorial da Paz de Hiroshima. Em seguida, ocorre a terceira e última reunião de trabalho da cúpula do G7 com os países convidados, com o tema "Rumo a um mundo pacífico, estável e próspero".

Posteriormente, o presidente se reunirá com António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e finaliza a agenda de encontros bilaterais com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh.

Por fim, o presidente terá um encontro com um grupo de empresários japoneses e representantes do banco de financiamento JBIC. Participarão representantes dos conglomerados Mitsui, NEC, Nippon Steel e Toyota.

 

Fonte: Sbt News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais