Cidadeverde.com

Mais de 140 casais dizem "sim" em casamento coletivo na Ponte Estaiada

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

A sexta-feira foi dia de celebrar a vida para 142 casais que renovaram os votos de amor e união no casamento comunitário do Programa Justiça Itinerante realizado no estacionamento do Mirante da Ponte Estaiada, na zona Leste de Teresina.

Para o casal Genivaldo Alex Neto Lima e Lucélia Maria Ribeiro do Santos Lima o momento é de renovar os votos de amor. Genivaldo e Lucélia estão juntos há 21 anos. E são pais de Marcos Alexandre, 16, e Maria Alexia, 4.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

A participação do casal no casamento comunitário só foi possível por conta da atuação da comadre e, agora madrinha de casamento, Valéria Carvalho. "Casar no papel já era uma vontade da minha comadre, Lucélia. Quando eu vi no Instagram a informação mandei para ela. Tivemos que correr por conta da renovação das certidões de nascimento, mas no fim deu tudo certo. E hoje eu e meu esposo, Hernandes Lima, estamos aqui para viver esse momento tão especial ao lado deles", explica Valéria que já é madrinha de batismo da pequena Maria Alexia.

O casal já tem até viagem de lua de mel programada para Fortaleza e ganhou de presente dos padrinhos um ensaio fotográfico, para deixar o momento registrado para sempre.

Quem também resolveu trocar alianças foi o casal Tiago Eliaquim, 23, e Emanuele Vitória Amaral, 22. O jovem casal se conhece desde o nono ano do ensino médio e está namorando desde 2016.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

"Já temos sete anos de namoro, uma vida juntos. Um terço da minha vida eu passei ao lado de Emanuele", destacou o noivo Tiago. Emanuele diz que o principal plano para o futuro é edificar um lar. "Não falo de levantar paredes, falo de amor, de respeito, de cumplicidade, de ter filho lá na frente", disse a noiva emocionada.

Rebeca Teixeira, 28, e Patrícia Dantas, 37 decidiram oficializar a união e viverem todos os ritos de uma união juntas. O casal se conheceu há um ano e meio, num aplicativo de relacionamento. "Eu sofri um acidente, machuquei a perna e precisei ficar de repouso. Usando o aplicativo e encontrei e Patrícia e ela também me encontrou. Estamos num momento maduro e resolvemos viver todos os ritos do nosso amor, passar por todas as fases juntas", destacou Rebeca.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O juiz auxiliar da corregedoria, Thiago Brandão, explica que a realização do casamento comentário só é possível porque muitas entidades trabalham juntas. O juiz explica ainda, que a união estável já dá direitos ao casal, mas que a oficialização desta união facilita, ainda mais, o acesso a esses direitos.

O casamento comunitário é foi realizado por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e o Tribunal de Justiça do Piauí (TJP), por meio do Programa Justiça Itinerante.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

"O programa Justiça Itinerante visa aproximar os juízes e servidores da comunidade. O programa está completando 20 anos. Hoje aqui no Mirante da Ponte Estaiada recebemos casais que já convivem juntos e também casais que vão iniciar, agora, uma vida a dois", destaca o juiz.

 

Adriana Magalhães
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais