Cidadeverde.com

Operação prende cinco pessoas por desmatamento ilegal em área indígena no Piauí

Imprimir

Foto: Ascom/Semarh

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e as polícias Civil e Militar encerram, nesta sexta-feira (19), a primeira Operação Cerrado Vivo. Além de diversos autos de infração e aplicações de multas, o Cidadeverde.com apurou que pelo menos cinco pessoas foram presas em flagrante por desmatamento ilegal no municipio de Morro Cabeça no Tempo (a 724 km de Teresina). 

Ao longo de uma semana, a equipe composta por quatro auditores fiscais ambientais da Diretoria de Segurança e Fiscalização da Semarh, quatro policiais militares, quatro agentes da Polícia Civil e dois delegados de Proteção ao Meio Ambiente apurou denúncias de desmatamento ilegal no cerrado piauiense, incluindo dentro de territórios indigenas. 

“Foram dias intensos de trabalho para que a operação fosse eficaz. Neste mês a Semarh recebeu muitas denúncias de desmatamento ilgel no extremo sul do Piauí e por ser uma região de maior frequência desse tipo de crime, principalmente contra o bioma Cerrado, tomamos as devidas providências de combate e autuação”, disse Dênio Marinho, diretor de Fiscalização da Semarh 

No território dos Akroá Gamella, em Uruçuí, foi constatada ilegalidade por meio de apuração, em auditoria ambiental, para instauração de procedimento sancionatório administrativo. Também foi apurada a denúncia de desmatamento ilegal no Povoado Gameleira em Curimatá: após a constatação de ilegalidade, foram realizadas cinco prisões em flagrante, com autuação no município.

Também foram constatadas ilegalidades no desmatamento em propriedades e empreendimentos rurais localizados no município de Alvorada do Gurguéia. Por meio das apurações, apreensões de equipamentos usados nas atividades ilegais de desmatamento foram apreendidos. Para a realização de todo o trabalho, a equipe de fiscalização contou com duas viaturas disponibilizadas pela Semarh e duas viaturas da Delegacia do Meio Ambiente.

A Semarh e a Secretaria de Segurança Pública (SPP) devem realizar uma coletiva de imprensa na próxima segunda-feira (22) para divulgar o balanço geral de prisões, apreensões e demais ações realizadas durante a primeira Operação Cerrado Vivo.

 

Breno Moreno (Com informações da Semarh)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais