Cidadeverde.com

2ª bebida mais consumida no Brasil, café melhora até o desempenho físico; veja benefícios

Imprimir

 

Foto: Freepik

 

Neste 24 de maio é comemorado o dia nacional da bebida mais consumida no mundo: o café. O brasileiro não pode negar a sua paixão por ele. De acordo com o IBGE, cada habitante do país consome em média entre 3 e 4 xícaras diariamente. Mais do que um hábito cultural, a bebida é vista como um potencializador da produtividade, o que atrai especialmente quem está em uma rotina mais intensa de trabalho ou estudo.

Quando o assunto é produção de café, o Brasil está no topo do ranking mundial: cerca de 40% da produção mundial total vem da terra dos Tupiniquins. Minas Gerais, São Paulo e Paraná são os principais estados produtores.

E quando falamos em café, já existe a assimilação direta com o seu composto principal: a cafeína. Só para se ter uma ideia, uma xícara de café expresso contém de 90 a 200 mg de cafeína, enquanto a xícara do tradicional café coado tem entre 150 e 300 mg da substância.

A cafeína é a substância mais consumida no mundo e atua como um poderoso estimulante do sistema nervoso central (SNC), melhorando o humor, o foco e o estado de alerta. 


Benefícios

Muito conhecida pelo seu efeito termogênico no organismo, a cafeína ajuda a acelerar o metabolismo, auxilia na queima de gordura e ainda contribui para o emagrecimento. Ela é muito utilizada por atletas, já que atua diretamente no sistema nervoso central, proporcionando maior energia e melhorando o desempenho físico.

E por ser um estimulante, a cafeína também é indicada para quem gosta de estudar - em doses moderadas. Pois além de melhorar a atividade mental, ela promove a sensação de alerta constante e aumenta a concentração, diminuindo também a fadiga mental. 

Nesses casos, é claro que sempre vale o bom senso. O ideal é procurar um nutricionista para ajustar a dose de acordo com a necessidade individual.
 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais