Cidadeverde.com

Coordenadora esclarece sobre confusão em postos de vacinação contra Influenza em Picos

Imprimir

Foto: Ascom/PMP

Desde a última segunda-feira (22) o município de Picos está vacinando a população em geral contra a Influenza H1N1. Foram disponibilizados 17 salas de vacina, no entanto populares tem relatado confusão na distribuição de senhas para receber a dose. 

Uma internauta relatou ao Cidadeverde.com/picos que se dirigiu a Unidade Básica de Saúde Antenor Neiva, mas que não conseguiu se vacinar pois as senhas foram distribuídas e a imunização foi realizada somente até 10h.

"Estou procurando onde me vacinar e não acho. Vim na Unidade Básica de Saúde Antenor Neiva e me disseram que encerrou às 10h, onde foram distribuídas 60 senhas por dia. Muitas pessoas chegaram depois de mim e também não conseguiram, voltaram, o pessoal tudo parado, mas a vacina é só até 10h", informou a internauta.

Sobre a situação, a coordenadora de Imunização de Picos, Mariana Fontes, explicou que as doses disponibilizadas para a população em geral é o excedente do quantitativo disponibilizado para o público-alvo. 

"O Ministério da Saúde liberou a vacinação da Influenza para a população em geral porque os grupos prioritários, os grupos que eles estavam destinando a vacina não estavam procurando os postos. Esse excedente de vacina, o que sobrou dos públicos prioritários é o que está sendo direcionado para população em geral. As doses são enviadas pelo Ministério da Saúde e as doses apenas administradas pela Secretaria de Saúde. Cada PSF está colocando senha devido a grande quantidade de pessoas que desejam se vacinar no mesmo dia. A maioria das pessoas mesmo tendo sala de vacina no seu bairro acaba procurando outras unidades, e hoje em alguma repartição seja no banco, na consulta ao médico, são distribuídas senhas. Em média cada UBS está fazendo a aplicação de 100 doses dia", explicou a coordenadora.

Mariana Fontes ainda ressaltou que há doses disponíveis em todas as salas de vacina com um profissional técnico capacitado.

"Cada sala de vacina tem um profissional de saúde treinado, capacitado. A vacina até o momento não faltou, a distribuição de senha é feita em efeito de organização", frisou.

A campanha de vacinação contra a Influenza foi iniciada em 10 de maio e deverá ser concluída em 31 de maio.

 

Paula Monize

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais