Cidadeverde.com

Evento alusivo aos 56 anos de instalação do 4° BPM é realizado em Picos

Imprimir

Fotos: Paula Monize - Cidadeverde.com/picos

Nesta sexta-feira (26) está sendo promovido o I Ciclo Interistitucional de Palestras de Picos, evento comemorativo aos 56 anos de instalação do 4° Batalhão de Polícia Militar no município picoense. O evento é fruto de uma parceria entre 4° BPM e OAB Subseção de Picos, reunindo alunos do curso de formação de soldados da PM-PI, policiais militares, advogados, representantes do Ministério Público e sociedade civil organizada.

O I Ciclo Interistitucional de Palestras está sendo realizado no auditório da OAB, localizado no bairro Belo Norte. A programação inclui palestras com as respectivas temáticas: Advocacia como Instrumento de Defesa da Sociedade; A importância da Atividade da PM no resultado da Persecução Criminal; A Integração Institucional como Ferramenta no Combate à Criminalidade.

O comandante do 4° Batalhão de Polícia Militar, Major Estanislau Felipe, destacou que o evento tem por objetivo capacitar os novos soldados da PM em formação, bem como ressaltar o trabalho realizado pelos policiais que atuam no 4° BPM.

"Nos sentimos honrados em ter a oportunidade de estar promovendo um evento como esse, que tanto traz a parte científica com palestras destinados aos novos soldados que estão em formação. Estamos conseguindo bons resultados na segurança, viemos de um ano em que batemos recorde em baixar os números de homicídios, crimes contra o patrimônio. A tropa do 4° BPM, esses homens guerreiros, honrados, de caráter, apesar de tudo, tem conseguido dia-a-dia realizar a sua missão, trazer a paz e manter a ordem pública", frisou.

Comandante do 4° BPM - Major Felipe

O presidente da OAB Subseção de Picos, Maycon Luz, ressaltou que a parceria OAB e Polícia Militar é fruto do respeito que a advocacia tem pela forças policiais. 

"A nossa instituição tem a missão não só de proteger os advogados, mas também de proteger a sociedade. Buscamos firmar essa parceria com a Polícia Militar que está comemorando 56 anos de implantação do Batalhão de Picos, onde o advogado respeita o policial militar, encara-o como um policial de bem. Estamos aqui para parabenizar o 4° BPM que há 56 anos vem protegendo a nossa sociedade", enfatizou.

Presidente da OAB- Maycon Luz

O comandante do Policiamento do Semiárido, coronel Antoni Soares, pontuou a importância do 4° BPM para fomentar a segurança pública na região do semiárido piauiense. 

"O próprio slogan do Batalhão já diz é o sentinela do Vale do Guaribas. Há 56 anos o 4º Batalhão toma de conta da segurança de Picos e toda a macrorregião, nada mais sugestivo do que enaltecer a iniciativa do Major Felipe de em parceria com a OAB proporcionar esse momento de homenagem ao Batalhão, onde estamos levando instruções, para melhor qualificarmos esses alunos do curso de formação. Aqui foi onde eu iniciei a minha carreira, no tempo do saudoso coronel Prado, passei alguns anos na cidade de Picos, aqui foi onde conseguimos nossa postura de policial militar. Picos a nível de Estado do Piauí é conhecido como batalhão escola, porque aqui a gente aprende realmente a ser policial militar, nada mais justo do que homenagear esse Batalhão que foi o meu pai e a minha mãe na minha carreira", parabenizou.

Coronel Antoni Soares

O comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, participou do evento e anunciou investimentos para o Batalhão de Picos como a construção de uma base aérea.

"Estamos aqui nessa visita as unidades do interior, assumimos o comando há pouco mais de um ano e estamos fazendo a reestruturação da Polícia Militar. Queremos implantar esse modelo de policiamento em Picos também em outras regiões do Estado, onde temos um helicóptero e a nossa intenção é instalar uma base aérea em Picos.

A programação alusiva aos 56 anos de instalação do 4° BPM ainda contará com o torneio de futebol das equipes que compõem as unidades policiais e jantar doméstico.

 

Paula Monize

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais