Cidadeverde.com

Receita alerta sobre novo golpe envolvendo declaração do Imposto de Renda

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

A Receita Federal publicou uma nota, na sexta-feira (26), alertando sobre um novo golpe que está em circulação e que se aproveita da temporada de declaração do Imposto de Renda.

Os golpistas enviam um e-mail para as vítimas dizendo que foram indentificados erros nas declarações delas. Segundo a mensagem enganosa, é necessário corrigi-los até 31 de maio. A vítima é orientada a clicar numa espécie de link malicioso, no qual haveria informações detalhadas sobre o procedimento de correção dos erros em um suposto arquivo PDF.

"No assunto da mensagem, utilizam a sigla IRPF [Imposto de Renda Pessoa Física] e se referem às possíveis vítimas como 'contribuintes', termos utilizados pelo Órgão em sua comunicação", pontua a Receita Federal.

Ainda de acordo com a nota oficial, "ao clicar em links suspeitos ou fornecer informações pessoais em resposta a essas mensagens fraudulentas, as pessoas correm o risco de expor seus dados sensíveis à gente mal-intencionada". A Receita reforma que, "por meio dessas mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter, ilegalmente, informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalar programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais. Essas práticas criminosas têm se tornado cada vez mais sofisticadas".

O órgão não envia comunicações por e-mail ou mensagens de texto pedindo a correção de erros em declarações por meio de links. Ele reforça ser "imprescindível" que todas as pessoas estejam atentas a essas tentativas de golpe e sigam as seguintes orientações:

  1. Desconfie de e-mails ou mensagens de origem desconhecida que solicitam informações pessoais, especialmente relacionadas à declaração do Imposto de Renda.
  2. Nunca clique em links suspeitos ou desconhecidos, pois podem direcionar você a sites maliciosos ou baixar programas prejudiciais em seu dispositivo.
  3. Não abra arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário.
  4. Verifique sempre a autenticidade das comunicações que parecem ser da Receita Federal. Lembre-se de que a Instituição utiliza principalmente o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site institucional como canais seguros de comunicação.
  5. Se houver erro, de fato, na declaração, ela cairá na malha fina e, para saber se foi parar lá, é preciso acessar o e-CAC. "Selecione a opção 'Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)' e na aba 'Processamento', escolha o item 'Pendências de Malha'. Lá você pode ver se sua declaração está em malha e também verificar qual é o motivo pelo qual ela foi retida", fala a Receita.

Enquanto estiver na malha, a pessoa não receberá a restituição. "Se ela se encontra lá porque você cometeu algum erro no preenchimento ou deixou de informar alguma coisa, pode fazer uma retificação da sua declaração, desde que ainda não tenha recebido o termo de intimação", complementa a nota.

 

Fonte: Sbt News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais