Cidadeverde.com

Grupo GpTrans retoma atividades e trabalha na programação do Mês do Orgulho de Ser

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Após ter suas atividades paralisadas em virtude da pandemia do novo corona vírus, o Grupo Convivência de Travestis e Transexuais retoma suas atividades, dentro do Centro de Referência para Promoção da Cidadania LGBT “Raimundo Pereira” (CRLGBT). Atualmente, o Centro de Referência funciona no Centro Administrativo, em salas da Secretaria da Assistência Social Trabalho e Direitos humanos (SASC) , na zona Sul de Teresina (PI).

Segundo Leona Osternes, coordenadora de Proteção dos Direitos LGBTQIA+ da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), a reativação do grupo acontece por meio de parceria celebrada entre a SASC, GPTRANS e SSP-PI.

" A retomada do grupo é muito importante, principalmente agora que dispomos de uma coordenação dentro da SSP. Chamamos a comunidade aqui, para dentro da Secretaria, para que possamos ter voz e vez", explica Leona Osternes.

A Superintendente de Direitos Humanos da Secretaria Estadual da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Sônia Terra, representou a secretária da Sasc, Regina Sousa e explicou que os movimentos sociais precisam andar juntos. "Os movimentos sociais cumprem cada um o seu papel. Mas, em determinado momento, precisamos convergir para aumentar o poder de transformação social. A luta pelo fim da transfobia é uma luta transversal, porque perpassa a questão do racismo. Porque a maioria aqui também é negra", frisou a superintendente.

Dentro da programação de retomada do GpTrans está a realização de blitz em pontos de prostituição. "O nome do grupo faz referências a Trans e Travestis, mas todas 'as letrinhas' estão aqui representadas. Nosso objetivo é levar informação e proteção para a comunidade. Vamos fazer as blitz e verificar, também, como está sendo a abordagem por parte da Polícia", frisou Leona Osternes.

O grupo também já trabalha na construção da programação do Mês do Orgulho de Ser, comemorado em junho.

 

Adriana Magalhães
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais