Cidadeverde.com

Taxa metabólica e estilo de vida influenciam no aumento de peso; entenda

Imprimir

 

Foto: Arquivo



A menopausa indica o encerramento dos anos férteis da mulher, ou seja, o fim dos ciclos menstruais. Nessa fase, há mudanças hormonais que podem interferir nos níveis emocionais, provocar ondas de calor e, entre outros. Além disso, pode haver ganho de peso e aumento da gordura corporal, por diferentes motivos.

Diminuição da taxa metabólica e estilo de vida durante a menopausa podem ser alguns dos fatores que influenciam no aumento de peso. O foco principal da mulher deve ser manter-se saudável durante esse período. 

“É importante destacar que ter uma alimentação saudável, equilibrada, de acordo com o que seu corpo precisa, é essencial para controlar o peso. Somado, claro, aos exercícios físicos, boa noite de sono, etc. Em contrapartida, as mulheres que têm uma vida sedentária, um padrão alimentar calórico mais elevado, certamente terão ganho de peso e tendência a ter problemas de saúde”, finaliza a estrategista em emagrecimento Maria Silva.

A mudança no estilo de vida é indispensável para uma vida saudável e que o padrão comportamental influencia bastante nesse processo.


Confira algumas dicas:

Boa alimentação

Se a mulher consome alimentos industrializados com frequência, a reeducação alimentar se faz necessária. O ideal é que a alimentação seja rica em frutas, verduras, legumes, grãos integrais, carnes magras e demais comidas saudáveis e adequadas para a sua necessidade corporal. Além disso, é necessário seguir corretamente os horários da alimentação.


Atividade física

A frequência da prática de exercícios físicos proporciona diversos benefícios, como ajudar na digestão e contribuir para a saúde da mente e dos ossos. Gradativamente, com a prática realizada duas ou três vezes por semana, o corpo já consegue sentir as vantagens.


Acompanhamento profissional

Nesse período é fundamental aprender a lidar com as mudanças físicas e emocionais de forma que não afete o bem-estar. Para isso, é importante seguir uma estratégia personalizada, definida após avaliação profissional.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais