Cidadeverde.com

Audiência pública discute precarização do transporte coletivo em Picos

Imprimir
  • dentro_2.JPG Valéria Noronha
  • dentro_5.JPG Valéria Noronha
  • dentro_3.JPG Valéria Noronha
  • dentro_4.JPG Valéria Noronha
  • dentro_1.JPG Valéria Noronha

Na manhã desta quarta-feira (31) foi realizada na Câmara Municipal de Picos audiência pública para discutir a precarização do transporte coletivo. O evento contou com a participação de representantes dos campus da Universidade Estadual do Piauí, Universidade Federal do Piauí, além da comunidade em geral e sociedade civil organizada.

A audiência foi presidida pelo vereador Wellington Dantas (PT) e teve a presença dos vereadores Antônio Moura (PCdoB), Filomeno Portela (Progressistas) e Marcos Buriti (PTB), de representantes do Ministério Público do Estado do Piauí, da Secretaria de Transporte e Trânsito de Picos, além da empresa que gerencia o transporte coletivo da cidade.  

Durante o debate, os usuários do transporte manifestaram insatisfação e as dificuldades diárias que enfrentam com o sucateamento da frota. Além disso, a população cobra uma redução do valor da passagem que atualmente custa R$ 5,00. 

O diretor do DCE da Uespi de Picos, Matheus Alencar, destacou que os estudantes têm buscado dialogar com as entidades municipais buscando melhorias no transporte.

"Estamos aqui reivindicando o básico, o que é nosso de direito e infelizmente não somos atendidos pelas demandas que apresentamos. Viemos aqui tentar um diálogo maior com a comunidade estudantil e gestores municipais para tentar articular alguma melhoria. Estamos cansados de pagar tudo isso, 5,00, uma das passagens mais caras do Nordeste e isso não tem cabimento. Não tem justificativa um transporte precarizado, sucateado, frotas reduzidas pelo preço de 5,00. Entre as demandas, estão a fixação de horários, a gente não sabe o horário de ônibus, não tem um  canal de comunicação com a empresa, renovação da frotas e cobertura de todos os bairros", frisou. 

O vereador Wellington Dantas (PT), propositor da audiência, espera que melhorias sejam adotadas a curto prazo no transporte coletivo.

"Esperamos que com essa audiência, onde a população pode se manifestar, a empresa responsável pelo transporte coletivo possa adotar medidas a curto prazo que beneficiem a população que utiliza o transporte público em Picos", disse o vereador.

Um dos gerentes da empresa responsável pelos ônibus, Gildervan Keiroz, comentou que a precarização dos transportes é fruto do impacto financeiro sofrido com a pandemia.

"A pandemia atingiu o transporte coletivo, as pessoas tiveram que ficar isolados em casa. Com isso, agora temos os reflexos que foi a redução da frota e dificuldade para realizar a manutenção dos transportes", ressaltou.

Protestos

Horas antes da audiência, estudantes das instituições de ensino de Picos realizaram uma manifestação pacífica em frente a sede do Poder Executivo Municipal, cobrando ações da entidade sobre a situação do transporte coletivo.

Foto: Paula Monize

 

Paula Monize

[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais