Cidadeverde.com

Castramóvel terá atendimentos gratuitos na capital e no interior

Imprimir

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O  primeiro castramóvel do Piauí foi lançado nesta segunda-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, em solenidade realizada no Palácio de Karnak.  O projeto é da  Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-PI) e funcionará de forma itinerante, com ações diversas em todo o estado, em parceria com ONGs e protetores de animais  O atendimento será 100% gratuito.

Para operacionalizar o projeto a Semarh também vai fazer convênio com clínicas veterinárias em todo estado para atender a demanda dos municípios. 

"Vamos credenciar, tanto as demandas de animais de rua e abandonados que precisam da castração social, como também de clínicas interessadas em fazer esse serviço a partir do equipamento público, que é o castramóvel. As clínicas vão receber um valor por cada animal castrado", explicou o secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira. 

No segundo semestre deste ano, o castramóvel vai percorrer os municípios com mais de 20 mil habitantes. Em 2024, todos os 224 municípios do Piauí serão atendidos pelo serviço. 

A vereadora de Teresina, Thanandra Sarapatinhas, uma das defensoras do projeto comemorou o início das atividades do castramóvel. "Eu posso dizer que esse é o segundo sonho realizado. O primeiro é o Hospital Veterinário Municipal que já está andando. O Piauí Pet Castramóvel é o segundo sonho. E tenho ainda um terceiro, que é a construção de um abrigo público", elencou a vereadora.

Thanandra Sarapatinhas afirmou, ainda, que o Castramóvel foi um pedido pessoal seu ao governador Rafael Fonteles, ainda na pré -campanha para o Palácio de Karnak. "Esse foi um compromisso que o governador assumiu comigo. Eu fui lá, pessoalmente, pedir que o Castramóvel fosse colocado nos compromissos de governo. Foi tudo muito conversado. Agora espero que o governador possa me ajudar na construção do abrigo", explicou a parlamentar. 

O deputado estadual Hélio Oliveira (MDB) também foi um dos articuladores do projeto. Ele destaca que o objetivo é investir, ainda em 2023, R$ 3 milhões na castração de cinco mil animais. 

 "Nós já temos um trabalho voltado para a castração de animais no litoral do Piauí. Lá castramos mais de 400 animais com recursos do meu próprio bolso. Também já temos um projeto voltado para a castração animal aprovado pela Assembleia Legislativa do Piauí. O que aconteceu aqui foi uma articulação política do governador Rafael Fonteles para que o projeto pudesse se tornar realidade", explicou o deputado. 

 

 

Adriana Magalhães
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais