Cidadeverde.com

"Festival de Pedro II faz com que piauiense conhecesse o PI"

Imprimir

Diversas autoridades presentes no 6º Festival de Inverno de Pedro II fizeram questão de destacar a importância e o pioneirismo do evento no estado. Diversas iniciativas que vieram depois foram frutos do êxito e projeção do Festival nascido em 2004.

Segundo Patrocínio Paes Landim, Presidente da Empresa Piauiense de turismo (Piemtur), que representou o governador Wellington Dias na abertura do Festival, Pedro II consegue sintetizar a pujância da cultura piauiense. "O Festival de Inverno de Pedro II é um evento âncora. O Governo do Estado deu prioridade a eventos como este que une cultura,  turismo, negócios e lazer em todas as regiões do Piauí. Esta é uma política vitoriosa", afirma. Landim citou como exemplos o Cachaça Fest (Castelo do Piauí), Festa do Bode (Batalha), Festival de Rabeca (Bom Jesus) e Festival Cultural (Oeiras) como "filhos" do evento pedrossegundense.

O prefeito da cidade, Alvimar Monteiro [foto acima], disse que a prefeitura se preocupa em incentivar as pessoas e empresários a abraçarem a iniciativa. "O número de restaurantes cresceu, o de turistas também. Nós tínhamos uma cidade parada, mas agora investimos no turismo", declara.

Para o senador João Vicente Claudino (PTB), o sucesso do festival aconteceu porque a cidade inteira abraçou a idéia. "O evento divulga todo o potencial econômico da região", descrevendo como os bons resultados conseguiram atingir outras cidades do entorno.

 
 Negócios

Segundo Ulysses Moraes, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/PI, o Festival de Pedro II, primeiro desta modelo e porte no estado, ajudou o Piauí a se reconhecer, porque com este evento possibilitou uma série de outras iniciativas. "Muita gente vem todos os anos, gente que não conhecia Pedro II. Isso fez com que a cidade crescesse, novos negócios surgiram e os antigos se especializaram e se expandiram", analisa. Moraes afirma ainda que a cidade de Pedro II tem dois fatores que se complementam e alavancaram o destaque no estado. "São eles: o Arranjo Produtivo Local (APL) da Opala e o Festival. A APL ajudou a melhorar a qualidade e diversificar as joias que ganharam uma maior visibilidade com o festival que atrai o turista", conclui.
 
Carlos Lustosa Filho (direto de Pedro II)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: