Cidadeverde.com

Sesapi distribui testes rápidos de hanseníase para os municípios

Imprimir

Foto: Ascom/Sesapi 

A Coordenação de Atenção às Doenças Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), iniciou a distribuição aos municípios de testes rápidos de hanseníase indicados para avaliação de contatos de casos confirmados. Os testes foram enviados pelo Ministério da Saúde. No total foram 440 kits.

Os testes estão disponíveis para as secretarias municipais de saúde no Lacen, das 8h às 13h. A supervisão de hanseníase da Sesapi já liberou 109 kits. Para a retirada é necessário uso de caixa térmica ou isopor.

O teste rápido para hanseníase é capaz de determinar de forma qualitativa anticorpos da bactéria mycobacterium lepra. É indicado para avaliação de contatos de casos confirmados de hanseníase, que é toda e qualquer pessoa que resida ou tenha residido, conviva ou tenha convivido com o doente de hanseníase, no âmbito domiciliar nos últimos cinco anos anteriores ao diagnóstico da doença, podendo ser familiar ou não.

Segundo a coordenadora de Atenção às Doenças Transmissíveis da Sesapi, Eliracema Alves, o teste rápido é apenas para acompanhamento.

 “O teste não diz que a pessoa vai desenvolver a doença e sim que ela entrou em contato com o bacilo da hanseníase. Assim, a atenção básica tem como filtrar os contatos que estão positivos durante cinco anos”, afirma.

O Piauí registrou, em 2022, 692 novos casos de Hanseníase, sendo que deste total, 22 deles foram em menores de 15 anos de idade.

A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria mycobacterium lepra. Atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos (braços e pernas), com capacidade de ocasionar lesões neurais, podendo acarretar danos irreversíveis, inclusive exclusão social, caso o diagnóstico seja tardio ou o tratamento inadequado.

 

Da Redação 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais