Cidadeverde.com

Programa de reeducação alimentar propõe perda de 5 a 10 kg em um mês

Imprimir

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

O programa de reeducação alimentar tem se destacado como uma opção eficaz para pacientes em busca de uma redução de peso saudável. Segundo a nutricionista Luana Algarves, especialista em saúde pública e nutrição clínica, o programa tem alcançado resultados surpreendentes, com a perda de 5 a 10 kg em um mês.

Em entrevista ao Jornal do Piauí, Luana Algarves explicou que o objetivo do programa chamado Reeduc é promover a mudança de hábitos alimentares, possibilitando aos pacientes fazerem escolhas mais saudáveis em relação aos alimentos e seguirem horários regulares de refeição.

A grande diferença entre a reeducação alimentar e uma dieta restritiva é que, no programa Reeduc, o paciente não precisa eliminar alimentos de seu cardápio, mas sim aprender a consumi-los de forma saudável. 

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

"Na reeducação,  o paciente não vai ter mais o medo do alimento. O paciente  consegue ingerir todos os alimentos, mas de forma saudável.  Não precisa tirar o alimento do seu cardápio e ele consegue seguir os horários. Alguns estudos descrevem que a melhor forma do paciente perder peso é nas escolhas e nos horários e, na reeducação, a gente consegue com que o paciente siga esses os horários e as escolhas", disse a especialista

Uma das abordagens do programa é não 'demonizar' determinados alimentos, evitando transformá-los em vilões. A nutricionista destaca que os pacientes tendem a buscar opções mais fáceis e acabam consumindo alimentos industrializados, ricos em calorias e pobres em nutrientes. No entanto, ela observa que o mercado tem se aberto cada vez mais para alimentos naturais e saudáveis, oferecendo alternativas melhores aos pacientes.

Algarves explica que os pacientes são ensinados a fazer suas compras no supermercado de forma planejada, tendo suas refeições do mês programadas com antecedência. Dessa forma, eles evitam recorrer a opções menos saudáveis, como lanches em lojas de conveniência.

"Na reeducação alimentar ensinamos o paciente a fazer as compras no supermercado. Então, ele vai ter toda a programação do mês, ele vai ter a refeição do almoço, ele vai sair com a refeição do jantar. Vai estar tudo padronizado", explica a nutricionista.

Quanto aos momentos em que os pacientes podem desfrutar de alimentos fora da rotina, como doces ou comidas regionais, a nutricionista afirma que dentro do programa Reduc existe o chamado "dia do lixo". Nesse dia, o paciente pode sair um pouco da rotina, mas dentro de limites estabelecidos pela equipe especializada.

"Com a reeducação alimentar [...] ele pode ingerir um alimento industrializado, por exemplo, mas ele não vai ter aquele medo e não vai sair totalmente da rotina", reforça.

Outro aspecto fundamental do programa é a disciplina em relação aos horários de alimentação. A nutricionista destaca a importância de se realizar refeições a cada três horas para manter o metabolismo ativo e evitar o consumo excessivo em uma única refeição. 

"É o tempo certo para o metabolismo e o para o organismo se preparar para a próxima refeição. Quando o paciente passa muito tempo sem se alimentar, com aquelas dietas bem restritivas e quando ele vai ingerir a próxima refeição, acaba ingerindo acima do recomendado e o corpo não tem tempo suficiente para metabolizar aquela refeição. Então, ao invés de perder, vai acabar ganhando mais", explica a profissional. 

O programa estabelece horários para o café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, adaptados à rotina de cada paciente.

A perda de peso pode variar entre 5 e 10 kg em um mês, dependendo da adesão do paciente ao programa e de fatores. 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais