Cidadeverde.com

Acordo prevê recuperação de margem do Poti no campus da Ufpi

Imprimir

Foto: Ascom Codevasf

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) assinou acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal do Piauí (Ufpi) em diversas áreas, como meio ambiente, recursos hídricos, saneamento e infraestrutura.

O acordo prevê recuperação de mata ciliar às margens do rio Poti; elaboração de projeto básico de estação de tratamento de esgoto no campus da instituição de ensino superior, em Teresina, além de execução de estudo de viabilidade para doação de área onde será construída a nova sede da Companhia.

Estiveram presentes durante a assinatura do documento, na reitoria da Ufpi, o superintendente regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Filho, o reitor da universidade, Gildásio Guedes, e servidores das duas instituições.

Cooperação técnica

Entre os pilares do acordo de cooperação técnica está a elaboração de um projeto básico, por parte da Codevasf, para construção de uma estação de tratamento de esgoto na universidade.

Com a assinatura do documento, a Companhia formará uma comissão para iniciar os trabalhos.

Segundo o pró-reitor de planejamento da Ufpi, Luís Carlos Sales, a obra vai contribuir para redução de despesas operacionais com tratamento e lançamento de esgotos. “Isso representa uma grande economia, pois deixaremos de pagar mensalmente à concessionária que presta o serviço. Como a demanda surgiu, aproveitamos a expertise da Codevasf, que tem capacidade técnica para elaborar tal projeto, e reavaliaremos os gastos”, afirma.

Outro ponto do acordo de cooperação técnica consiste em trabalhos de recuperação da mata ciliar do rio Poti, que terão início pela região do Setor de Esportes da Ufpi. A Codevasf acionará a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Teresina (Semam) e, em seguida, planeja iniciar as ações de cercamento, revegetação com mudas nativas e tratos culturais.

Sobre a área para construção da nova sede da Companhia, uma comissão também será formada para escolha do local mais viável no perímetro da universidade. A doação será apreciada pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), detentora da área que hoje está sob a tutela da Ufpi.

Parceria institucional

O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, destaca a importância da parceria para as duas instituições e os reflexos positivos para a população piauiense. “É crucial estreitar esse laço da universidade com a Codevasf, como ocorre em outros estados brasileiros. Estamos convergindo em nome dos interesses do povo, que se beneficia de iniciativas em diversas áreas”, explica Gildásio, que cita interesse da academia em outros projetos conjuntos, como no campus do município de Bom Jesus, referência em mestrado e doutorado nas áreas de Zootecnia e Veterinária.

Na avaliação do superintendente regional Marcelo Filho, a Codevasf cumpre seu papel de parceiro das instituições. “Temos um corpo técnico gabaritado e competente disponível para atuar em projetos dos mais variados níveis e especificidades. Pela importância que a UFPI tem para o ensino, pesquisa e extensão, não poderíamos deixar de dar nossa colaboração para que iniciativas positivas pudessem ser colocadas em prática”, explica o gestor.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: CodevasfUfpi