Cidadeverde.com

TCU diz que hospitais geridos por Organizações Sociais são mais eficientes

Imprimir

Foto: Saulo Cruz/TCU

Um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) constatou que hospitais geridos pela administração indireta no âmbito estadual, por meio de Organizações Sociais de Saúde (OSS), tendem a ser mais eficientes. No Brasil, para se ter uma ideia, dos 40 melhores hospitais públicos do país, 39 são geridos por OSS.

O trabalho do TCU avaliou a eficiência de unidades hospitalares a partir de dados objetivos de insumos, como número de leitos e quantitativo de pessoal alocado, e de resultados, como quantidades de procedimentos ambulatoriais e de internações.

Segundo o levantamento, além dos insumos e resultados, a auditoria comparou as unidades hospitalares conforme a região do país, o vínculo com a administração pública (direto ou indireto) e a esfera federativa (municipal, estadual ou federal).

"Aqui no Piauí temos um grande exemplo de sucesso desse modelo de administração o nosso Ceir (Centro Integrado de Reabilitação)", lembra o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo. O Ceir é gerido pela Associação Reabilitar, mediante contrato com a Secretaria de Saúde do Estado.

Foto: Ceir/Ascom

Diante dos resultados obtidos no levantamento, o TCU desenvolveu uma minuta de referencial básico de auditoria de eficiência das unidades hospitalares. Esse referencial fundamentará a escolha dos critérios para a realização de futuras auditorias de avaliação de desempenho dos hospitais.

O ministro Benjamin Zymler, relator do processo, disse que “trata-se de iniciativa promissora que deverá trazer resultados relevantes para o processo de gestão da saúde pública, com a identificação de gargalos produtivos e de boas práticas que possam ser replicadas por toda a rede hospitalar”.

O trabalho foi realizado pela Secretaria de Controle Externo da Saúde, do TCU.

 

Paula Sampaio (Com informações da assessoria)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais