Cidadeverde.com

Prefeitura cria comitê de combate de transmissão da Sífilis e do HIV

Imprimir

O Comitê tem o objetivo de avaliar os indicadores de saúde relacionados à prevenção dessas doenças, construir o Plano Municipal de Enfrentamento da Sífilis e HIV, através da coordenação e articulação entre diferentes instituições e setores.Também busca implementar as ações organizadas do plano, visando reduzir a incidência e prevalência da sífilis e HIV, melhorando o acesso aos serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento.

"É uma iniciativa de extrema importância para a nossa cidade. O nosso objetivo é claro: reduzir a incidência e prevalência da sífilis e do HIV em nosso município. Para alcançar esse objetivo, iremos implementar as ações organizadas através do comitê em nosso plano de ação, com foco em melhorar o acesso aos serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento. A saúde de nosso povo é prioridade da nossa gestão. Juntos, iremos garantir uma saúde de qualidade, com acesso igualitário aos serviços de saúde”, afirma o prefeito Júnior Ribeiro.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Amilton Feitosa, o Plano Municipal de Enfrentamento entrará em vigor após ser aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde. Ele explica que o Plano surgiu da necessidade do fortalecimento das estratégias de prevenção e controle das doenças, considerando os dados epidemiológicos municipais, estaduais e nacionais, além dos encaminhamentos estabelecidos no I Seminário de Mobilização para Certificação da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis, realizado no dia 2 de junho na Associação Piauiense de Municípios (APPM), em Teresina.

O Comitê Municipal será presidido pelo Secretário Municipal de Saúde e será modificado anualmente. Já as ações do Plano Municipal serão monitoradas e avaliadas nos quadrimestres, através dos indicadores propostos e do Previne Brasil.

Confira a composição do Comitê Municipal de Enfrentamento da Transmissão Vertical da Sífilis e HIV de Água Branca:

Amilton Feitosa - secretário municipal de Saúde

Deivid Leal - coordenador de Atenção Básica

Carlos André Soares - coordenador de Vigilância em Saúde

Carla Alencar - coordenadora de Vigilância Epidemiológica

Elqui do Nascimento Sousa - enfermeira do Hospital Municipal Senador Dirceu Mendes Arcoverde

Luiz Fernando Teixeira - biomédico do Hospital Municipal Senador Dirceu Mendes Arcoverde

Daniel Gomes - coordenador de Assistência Farmacêutica

Francisco Neto - secretário municipal de Assistência Social

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais