Cidadeverde.com

Livro resgata a história da medicina no estado do Piauí

Imprimir

Com o apoio do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) e da Sociedade Piauiense de História da Medicina (SPIHM), o médico Luiz Airton Santos reeditou o livro "A História da Medicina no Estado do Piauí". Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta terça-feira (13), o organizador destacou que a obra tem como objetivo resgatar e valorizar a trajetória da prática médica na região, revisitando momentos fundamentais que contribuíram para o desenvolvimento da medicina no estado.

Segundo o médico, a obra busca enaltecer o legado e o orgulho que a história da medicina representa para o Piauí. "É um prazer enorme falar da história da medicina porque ela é um orgulho do nosso estado e podermos rever os momentos em que foi construída a história, a chegada dos médicos e principais instituições que colaboraram para o nascimento. Tenho certeza que todo o Piauí se orgulha da prática médica", disse.

Além de proporcionar uma imersão nas curiosidades e peculiaridades da medicina piauiense, o livro também incentiva uma reflexão sobre o passado e o futuro da prática médica na região.  Luiz Airton ressalta a importância desse exercício ao afirmar: "rever a história não é só se deliciar com as curiosidades, é também a necessidade de refletir sobre o que foi feito e o que nós podemos construir para o futuro, onde nós acertamos e onde nós erramos, que vazios ficaram. Essa é exatamente a melhor coisa daquilo que a gente tem em resgatar a história", pontuou. 

Com a colaboração do SIMEPI e da SPIHM, o livro "A História da Medicina no Estado do Piauí" se torna uma valiosa fonte de conhecimento e um instrumento para a preservação da memória médica na região. A publicação desperta o interesse não apenas dos profissionais da saúde, mas de todos aqueles que desejam compreender e valorizar o legado da medicina piauiense ao longo dos anos.

A obra de Luiz Airton Santos representa um importante marco no resgate da história médica do Piauí e estimula a continuidade do progresso na área da saúde, ao reconhecer os avanços e os desafios que moldaram a prática médica no estado. O livro é um convite para todos se envolverem nessa reflexão e colaborarem com o desenvolvimento da medicina no futuro.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais