Cidadeverde.com

Cufa Piauí participa do lançamento da Frente Parlamentar das Favelas, em Brasília

Imprimir
  • cufa7000.jpg Ascom
  • cufa6000.jpg Ascom
  • cufa5000.jpg Ascom
  • cufa4000.jpg Ascom
  • cufa3000.jpg Ascom
  • cufa2000.jpg Ascom
  • Cufa1000.jpg Ascom

Por intermédio da CUFA Piauí, quatro deputados federais do Estado marcaram presença no lançamento da Frente Parlamentar em "Defesa das Favelas e Respeito à Cidadania dos seus Moradores" na noite desta quarta-feira(14), no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados em Brasília.

Entre uma sessão e outra nas Comissões, Merlong Solano, Florentino Neto, Francisco Costa e Castro Neto se somaram aos ministros e ministras como Simone Tebet, Silvio, Almeida, Anielle Franco, entre outras no evento.

A Frente Parlamentar tem por objetivo pautar e propor projetos e políticas públicas que atendam às necessidades das mais de 11 mil favelas em todo o país, fazendo com que estes territórios entrem no orçamento do Governo, possibilitando que seus moradores acessem editais e demais recursos para que haja, de fato, o desenvolvimento do potencial das favelas brasileiras.

"Vivemos aqui na Câmara dos Deputados um momento histórico em que o Congresso definitivamente se volta com sensibilidade para entender e começar a atender as demandas de transformação e evolução das favelas do Piauí e do Brasil, é o momento de colocar a favela no centro, a favela no mapa, a favela no planejamento, o morador da favela no orçamento", comentou Valciãn Calixto, presidente Estadual da CUFA Piauí.

"Estivemos aqui com o Valciãn Calixto, da Central Única das Favelas do Piauí participando do lançamento da Frente Parlamentar das Favelas que eu estou integrando para que a gente possa ajudar cada vez mais o povo das nossas periferias", disse Florentino Neto, um dos parlamentares presentes na solenidade.

A FPF foi instalada a partir de requerimento proposto pelo deputado Washington Quaquá, com apoio de Lindbergh Farias e teve mais de 200 assinaturas na Câmara. "É um março na história do país, favela nunca se viu tão empoderada e tão pertencente a um processo de construção política como nesse momento", pontuou Kalyne Lima, presidente nacional da CUFA, cuja fala repercutiu em rede nacional.

O evento contou com presença de mais de 15 ministros como Ana Moser (Esporte), Anielle Franco (Igualdade Racial), Margareth Menezes (Cultura), Silvio Almeida (Direitos Humanos), Simone Tebet (Planejamento) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas), que também fizeram fala. Além de deputados - entre eles o presidente da Frente no Congresso Washington Quaquá e um de seus idealizadores Lindbergh Farias - empresários, lideranças de favela, membros da CUFA, que também foi representada na figura de seu conselheiro Preto Zezé e sua presidente nacional Kalyne Lima.

 

Parceria

Juntamente com a ministra da cultura Margareth Menezes, o conselheiro da CUFA Preto Zezé anunciou uma parceria da CUFA, do Ministério da Cultura (MinC) e da Vale, para fomentar a cultura das favelas de todo o Brasil, expandindo incentivo para os moradores que atuam no ramo e, muitas vezes, não possuem acesso a algumas informações para ter acesso a editais, entre outros processos burocráticos.

“Tem muita gente produzindo muitas coisas boas e intensas nas favelas do país, mas que não possui CNPJ e não tem acesso aos editais do MinC. Então é preciso produzir outras dinâmicas de participação e acesso a políticas públicas para essa gente e não só para os mesmos. Portanto, sugerimos à Ministra Margareth que fosse feita uma grande mobilização nas favelas do Brasil, a fim de descentralizando os recursos. Com isso, o MinC vai lançar um edital, em parceria conosco e com a Vale, que vai viabilizar recursos e incentivos para que esses produtores culturais das favelas brasileiras, sobretudo os de fora do eixo Sul e Sudeste, sejam contemplados com recursos e, portanto, tenham sua arte e seu trabalho reconhecidos, mesmo não transitando nos principais fóruns”, explicou Preto Zezé.

 

Intervenções

Além das falas das autoridades, a cerimônia também contou com desfile dos vencedores do Top CUFA, evento de moda promovido pela instituição, e uma apresentação do rapper Augusto Metralha. A emoção ficou por conta do público que, no intervalo da fala de cada autoridade, entoou famosas músicas, sobretudo de funk, que falam sobre a realidade da favela e seus moradores.

 

Fonte: Ascom CUFA

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais