Cidadeverde.com

Picos sedia 3° Fórum de Cultura que debate aplicação de recursos da Lei Paulo Gustavo

Imprimir

Foto: Ministério da Cultura



Picos é uma das cidades do Piauí que será beneficiada com a implementação da Lei Paulo Gustavo. Através da mesma, o município deverá receber o montante de R$ 666.198,80 a ser utilizado para manutenção da cultura. Na manhã dessa quinta-feira (15), foi realizado o 3º fórum Municipal de Cultura, na Câmara Municipal, que teve por objetivo discutir a aplicabilidade dos recursos. 

O assistente de serviços da Secretaria Municipal de Cultura, Mano Chagas, relatou como a distribuição deverá ser feita entre os segmentos culturais.

“Os recursos serão distribuídos de quatro formas, 70% será repassado para o audiovisual, 5% para capacitação e os demais recursos para reformas e elaborações de projetos. Os valores serão repassados quando forem lançados os editais.  Para os artistas que se enquadram  na lei e querem participar. O cadastro dos fazedores de cultura é feito diretamente na Secretária de Cultura e de forma online", explicou.

Para o cantor que participou do 3º Fórum Municipal de Cultura, Natan do Arrocha, apesar da implementação da Lei ser positiva, ele  denuncia a lentidão do processo e outras insatisfações burocráticas.

“A expectativa é boa, nos temos o Mano Chagas que está na frente dessa discussão e ele sempre está nos orientando, mais ainda falta algumas informações por parte de outros órgãos” disse o cantor.

Cadastramento

Os gestores podem solicitar os recursos até 11 de julho e até o momento, Picos não se cadastrou segundo  o painel de dados disponível pelo Ministério da Cultura.

No Piauí, pelo menos 86 cidades não se cadastraram, municípios vizinhos de Picos como: Bocaina, Dom Expedito Lopes, Geminiano e Sussuapara já estão autorizadas a receber os recursos. Para os munícipios que se cadastram entre 12/05 e 31/05, já serão contemplados, segundo o calendário disponível pelo Ministério da Cultura, o primeiro lote de repasse iniciara hoje (15).

 

Por Edielson Mota

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais