Cidadeverde.com

Mulher é resgatada após 30 anos em casa de família em situação de escravidão

Imprimir

Foto: divulgação PF-PI

Uma mulher- de 44 anos- foi resgatada após passar 30 anos em condições análoga à escravidão em uma casa de família em Teresina. De acordo com a Polícia Federal, a empregada doméstica era submetida a jornadas exaustivas, vulnerabilidades socioeconômicas e ausência de formalização do vínculo empregatício, pagamento de salários e demais direitos trabalhistas como férias, folgas.

A situação foi confirmada em depoimento pela própria vítima que confirmou também o isolamento social. O Cidadeverde.com apurou que não havia relação de parentesco entre a vítima e a família.

O resgate foi realizado, nesta quinta-feira (15), pela Polícia Federal em ação integrada com auditores fiscais do trabalho, com o Ministério do Trabalho e Emprego (MPE) e com o Ministério Público do Trabalho (MPT). 

Foto: divulgação PF-PI

"Condutas dessa natureza violam a dignidade da pessoa humana e desrespeitam direitos básicos conquistados pelos trabalhadores ao longo do tempo. Como medidas administrativas decorrentes da ação - de acordo com a esfera de competência de cada órgão, foram lavrados autos de infração para o responsável, regularização e pagamento das obrigações trabalhistas, sem olvidar de indenização por danos morais", informou a PF. 

O depoimento da vítima também vai subsidiar os procedimentos criminais instaurados para apurar o crime previsto no art. 149 do Código Penal.

A mulher foi levada para um abrigo na Capital. 

 

Graciane Araújo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais