Cidadeverde.com

Ciclone no RS causa alagamentos, deixa um morto e dois desaparecidos

Imprimir

A passagem de um ciclone extratropical na região sul provocou temporal e alagamentos no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina durante a madrugada desta sexta-feira (16). O instituto Metsul emitiu aviso de emergência e informou que os ventos na região ultrapassaram os 100 km/h.

Entre os municípios mais afetados no RS estão: Maquiné, Itati, Três Forquilhas, Bom Princípio e Alto Feliz. 

A cidade de Maquiné, inclusive, teve o dobro da média de chuva esperada para o mês em apenas 12 horas. E a previsão é que o temporal persista durante a manhã. Nas redes sociais, o prefeito da cidade, João Marcos Bassani dos Santos, fez um apelo para a população deixar as residências em áreas de risco para alagamentos, e orientou os moradores a buscarem abrigos em regiões altas da cidade. 

"Não tem equipe do Corpo de Bombeiros suficiente. Não existe mais a possibilidade de ficar em locais de risco. É um pedido que estou fazendo para nossa população para evitarmos tragédias. É a maior enchente da história do nosso município", disse.

Em Sapiranga, região metropolitana de Porto Alegre, uma unidade de pronto atendimento ficou completamente alagada. 

Segundo o governo do Rio Grande do Sul, um homem de 23 anos, de São Leopoldo, morreu vítima de uma descarga elétrica e há dois desaparecidos: um em São Leopoldo e outro no município de Portão.

Santa Catarina

O ciclone extratropical também provocou enxurradas no sul de Santa Catarina. A Defesa Civil do estado registrou mais de 20 alagamentos e 13 ocorrências de deslizamentos. Em Florianópolis, até a publicação desta matéria, 21 ruas registravam alagamentos.

Por conta do momento climático, a prefeitura de Florianópolis orienta que a população não transite em áreas alagadas e que nas áreas de encosta, observe árvores, postes e muros inclinados subitamente. Rachaduras inesperadas nas residências e muros também são sinais de possíveis deslizamentos.


Fonte: SBT News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais