Cidadeverde.com

Piauí tem o maior índice de abastecimento diário de água do Nordeste, diz IBGE

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O Piauí é o estado do Nordeste com o maior índice de abastecimento de água através da rede geral de distribuição, sem interrupção nos sete dias da semana. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC Contínua) em relação ao ano de 2022, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (16). 

De acordo com o levantamento, 91,5% dos domicílios do estado estavam nessa situação. Além disso, cerca de 4,5% dos domicílios do estado têm disponibilidade de água de quatro a seis dias da semana e cerca de 3,8% têm água de 1 a 3 dias na semana. O percentual ocupa a 12ª posição no ranking nacional. 

Em termos de Brasil, 88,2% dos domicílios atendidos pela rede geral de distribuição dispõem de água diariamente, percentual inferior à média do Piauí. Além disso, cerca de 5,3% das residências do país dispõem de água de 4 a 6 dias da semana e 4,8% dispõem de água por 1 a 3 dias. A unidade da federação com o maior indicador de disponibilidade diária de água pela rede geral de distribuição é o Distrito Federal, com 97%, seguido de Santa Catarina, com 97,4%.

Saneamento básico

A PNAD Contínua também constatou que quase 63% das casas piauienses tinham fossa séptica para recolher os dejetos domiciliares, porém, não estavam ligadas à rede geral de esgotamento sanitário. A média geral observada no país para esse indicador era de 16,5% dos domicílios e a unidade da federação com o menor indicador era São Paulo, com 3,1%. 

Em relação aos domicílios com esgotamento sanitário ligado à rede geral ou pluvial, o Piauí detém o menor indicador do Brasil, onde cerca de 10,5% dos domicílios estariam nessa situação. Na região Nordeste, o segundo menor indicador é o do estado do Maranhão, com 20%. A média do país para esse indicador é de 63,2% e a unidade da federação com o maior índice é São Paulo, com 91,5%, seguido do Distrito Federal, com 89,1%.

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com 

O IBGE também observou que cerca de 9,8% dos domicílios do Piauí ainda não dispunham de um banheiro exclusivo para utilização de seus moradores dentro de suas dependências, o terceiro maior indicador do Brasil. 

A média brasileira de domicílios que não dispunham de banheiro exclusivo para os moradores era de 1,8%, o que representa pouco menos de 2 a cada 100 domicílios. Duas unidades da federação apresentavam universalização dos domicílios com banheiro de uso exclusivo dos moradores, que foram o Distrito Federal e Goiás. Por sua vez, as unidades da federação com os maiores indicadores foram: Acre, com 12,6%, e Maranhão, com 11,8%.

Coleta de lixo

Outro aspecto analisado pela pesquisa foi o de coleta direta de lixo por serviços de limpeza. Segundo o IBGE, o Piauí possui o terceiro menor indicador do país, onde quase 69% das casas do estado eram atendidos por esse tipo de serviço quando a média brasileira para esse indicador é de 86%

Fotos: Paula Monize - Cidadeverde.com/picos

O destino dado ao lixo domiciliar no Piauí apresenta ainda outras formas, dentre elas o de ser queimado na propriedade, presente em 24,7% dos domicílios, em sua grande maioria na área rural do estado, mas que posiciona o estado com o maior percentual desse tipo de destinação no Brasil, onde a média atinge cerca de 6,8% dos domicílios.

A coleta de lixo no estado do Piauí é feita, ainda, por caçamba de serviço de limpeza, que atende a 3,8% dos domicílios, e apresenta outras destinações em cerca de 1,9% dos domicílios


Breno Moreno (Com informações do IBGE)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais