Cidadeverde.com

Piauí e mais 4 estados devem zerar filas de cirurgias em 2023, aponta Ministério da Saúde

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O Ministério da Saúde divulgou a lista de estados que estão com o cronograma estabelecido para o Programa Nacional de Redução das Filas e apenas cinco entes da federação atenderão 100% da demanda da fila de espera por cirurgias eletivas, dentre eles o Piauí. 

Para concretizar essa demanda, ainda no mês de março, o governo do Piauí lançou o Programa Saúde em Dia, que tem como um dos objetivos zera as filas de cirurgias eletivas até o mês de outubro de 2023, além de acelerar ações de vacinação, bem como a implantação de novos serviços em hospitais estaduais.  

“Nós firmamos um compromisso com a população do Piauí, onde vamos zerar a nossa demanda, através do plano estadual de cirurgias eletivas, evitando, dessa forma, complicações pela demora dos procedimentos cirúrgicos e melhorando a qualidade de vida da população, e também fortalecendo nossa rede hospitalar com a implantação de novos serviços nos hospitais”, afirma o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde, Dirceu Campelo. 

Além do Piauí, Tocantins, Sergipe, Paraíba e Mato Grosso do Sul estão entre os estados que vão operar 100% da demanda. Por outro lado, unidades da federação como Ceará pretende atender apenas 38,70%, Pernambuco 19,30% e São Paulo fará 78,90% de sua demanda. 

“Este repasse de pouco mais de R$ 3 milhões é o primeiro de três, que o ministério se comprometeu em enviar aos estados. No plano cada secretaria estabeleceu as cirurgias prioritárias, de acordo com a realidade local, e nós do Piauí vamos fazer toda a nossa demanda, atingindo 100% da fila de espera”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz. 

O Programa Nacional de Redução das Filas foi anunciado em fevereiro, no início da atual gestão, e também prevê estratégias para garantir equipes cirúrgicas completas e melhorar o fluxo de atendimento em todo o Brasil. Este é um esforço do governo federal para o fortalecimento do SUS e para as ações prioritárias de atendimento à população brasileira.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais