Cidadeverde.com

Mais Médicos divulga resultado e lança novo edital para os municípios

Imprimir

O Ministério da Saúde divulgou o resultado da seleção dos profissionais para o programa Mais Médicos. No Piauí foram preenchidas 73 vagas em 52 cidades. A pasta também publicou um novo edital para adesão na modalidade de coparticipação de municípios. 

Segundo a coordenadora do Programa Mais Médicos no Piauí, Idvani Braga, as vagas preenchidas nesta fase foram de editais remanescentes e estavam desocupadas. Entre que receberão os profissionais estão Parnaíba, Campo Maior, Esperantina e Picos. 

“O próximo passo para o candidato contemplado garantir a sua vaga é confirmar o interesse na atuação do programa entre 19 e 23 de junho, no mesmo site de inscrição do Mais Médicos. O prazo foi estendido, excepcionalmente, aos médicos que ainda estão em processo de emissão do CRM, que terão até o dia 30 deste mês” explica. 

Já no novo edital são 10 mil novas vagas e todos os 224 municípios piauienses poderão solicitar profissionais. De acordo com o documento, serão prioridades as cidades maior vulnerabilidade social para garantir o acesso à saúde para a população em regiões de difícil provimento e fixação de médicos, através de critérios estabelecidos com base no Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

O edital com as orientações para adesão dos municípios foi publicado nesta segunda-feira (19) e pode ser acessado através do site do Ministério da Saúde. 

“Cabe ao gestor municipal, também, priorizar as alocações dos médicos nas equipes de atenção básica que estejam sem médicos e/ou que atendam populações que dependem exclusivamente do SUS, populações vulneráveis e historicamente excluídas, assim como garantir ao profissional os auxílios alimentação e moradia. Após a etapa de validação das vagas dos municípios, o Ministério da Saúde publicará, o chamamento aos profissionais inscritos no edital”, pontua Idvani Braga.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais