Cidadeverde.com

Palmeirais é a 1ª cidade do Piauí sem comarca a receber o projeto "Justo Acesso"

Imprimir

Foto: Ascom/GovernodoPiauí

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) implantou, nesta terça feira(20), no município de Palmeirais, o projeto piloto do Justo Acesso, iniciativa do Poder Judiciário que prevê a instalação de pontos de Acesso Digital à Justiça e Cidadania nos municípios piauienses que não são sedes de comarcas.

O programa maximiza o acesso à Justiça ao garantir a inclusão de todos os cidadãos residentes no Piauí aos serviços do Judiciário e de instituições parceiras, contribuindo para a redução dos excluídos digitais que correspondem às pessoas que não possuem acesso à internet por motivos de vulnerabilidade socioeconômica.

“Estamos revitalizando e ressuscitando a comarca com uma cesta de serviços muito mais abrangente trazendo cidadania para essas pessoas”, declarou o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida.

Foto: divulgação TJ-PI

Além de serviços do judiciário, o espaço passa a contar com uma unidade do Espaço da Cidadania, administrado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), onde serão ofertados serviços do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran) e Junta Militar.

Serão oferecidos serviços judiciários, como audiências virtuais, consulta processual, Sistema Eletrônico de Informações, Balcão Virtual, Atermação on-line nos âmbitos do TJ-PI, do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22); serviços de cartórios extrajudiciais, como segunda via de certidões e documentos; além de iniciativas do Poder Executivo, como a Delegacia Virtual.

Foto: divulgação Governo do Piauí

“Onde for possível a gente vai estar junto levando esse serviço digital do Tribunal de Justiça de outros tribunais e de vários órgãos do governo do estado para facilitar a vida do cidadão do Piauí. É um momento histórico para a cidadania do povo do Piauí,  a inauguração neste antigo fórum que agora tem o Justo Acesso da Justiça, ou seja, a população irá poder acessar o serviço do judiciário atual e também parte do serviço do executivo”, ressalta o governador do estado do Piauí Rafael Fonteles.

Foto: divulgação Governo do Piauí

“É um dia muito importante para o Piauí Conectado, estamos inaugurando o primeiro ponto do Justo Acesso projeto muito importante, principalmente, para a população de Palmeirais que vai receber justiça e cidadania e poderá através desses serviços ter uma integração maior com  serviços da área jurídica e da área governamental  trazendo mais conforto e cidadania para a população que tanto merece” afirma o diretor da Piauí Conectado S. A, Emerson Silva.

Foto: divulgação Governo do Piauí

A iniciativa busca ampliar e facilitar o acesso à Justiça, mediante a realização de atos processuais por videoconferência, tais como audiências e atendimentos eletrônicos, além de congregar serviços on-line de órgãos que compõem o Sistema de Justiça e, ainda, de outros órgãos da Administração Pública, como Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria de Estado da Segurança Pública, Tribunal Regional Eleitoral, Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Detran, Receita Federal, Ministério Público do Trabalho.
 
“Nós estamos hoje de parabéns, Palmeirais está de parabéns nós queremos dizer que hoje nós somos a unidade piloto e com certeza esse trabalho vai se expandir para o Brasil todo e nossa população está extremamente agradecida” pondera o prefeito de Palmeirais Baltazar Campos.


 Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais