Cidadeverde.com

Cerca de 2 mil servidores estão com pagamento suspenso por não realizarem Prova de Vida

Imprimir

Cerca de 2 mil servidores estaduais inativos, militares da reserva e pensionistas do Piauí, nascidos nos três primeiros meses do ano, estão com seus pagamentos suspensos por não realizarem a Prova de Vida 2023. Em entrevista ao Notícia da Manhã, o assessor técnico da Fundação Piauí Previdência (PiauíPrev), Renan Soares, informou que o pagamento para quem realizou o procedimento começa no dia 27 de junho.

“O início do pagamento é dia 27 de junho e os aniversariantes de janeiro, fevereiro e março, que não realizaram a Prova de Vida, eles já vão sentir, o pagamento não vai ser creditado em conta. Para que eles tenham esse reestabelecimento do pagamento, eles devem baixar o aplicativo Meu RPPS e realizar a Prova de Vida”, explicou.

Com o benefício suspenso, os servidores têm até 60 dias para realizar a Prova de Vida. Caso perca esse último prazo, o beneficiário precisará abrir um processo administrativo.

“A gente bloqueia o pagamento por 60 dias, que aí você fazendo a Prova de Vida a gente reestabelece em até cinco dias o pagamento, passando desses 60 dias de bloqueio aí é o fechamento do financeiro do beneficiário e para isso, ele vai precisar abrir um processo administrativo, depois de realizar a Prova de Vida, para que gente reestabeleça por completo o pagamento, mas perder 100% e definitivamente, não, porque precisa fazer a Prova de Vida para ter o reestabelecimento do pagamento”, acrescentou Renan Soares.  

Para os servidores que possuem dificuldades em realizar a ação pelo aplicativo, eles podem se dirigir até a sede da PiauíPrev, localizada no complexo do Centro Administrativo, na Avenida Pedro Freitas, bairro Vermelha, que técnicos irão realizar o procedimento pelo aplicativo do beneficiário.

“A gente vai operacionalizar pelo aplicativo deles. A conta que eles tem, que é um programa que já vem sendo feito desde 2021. Então o beneficiário já tem o seu cadastro no aplicativo e a gente pode realizar a Prova de Vida deles lá”, destacou o assessor técnico.

E os servidores acamados também tem um canal exclusivo para realizar sua Prova de Vida através de um e-mail. Renan Soares orienta sobre a documentação que é necessária enviar.

“Para os acamados, eles podem fazer através de um e-mail destinado, que é o [email protected], enviando um documento de identidade, um contracheque e também um laudo médico contando a impossibilidade de realizar a Prova de Vida e o CID. Então esse público que é acamado, eles podem fazer pelo e-mail, mas somente eles, os demais devem realizar a Prova de Vida através do aplicativo”, ressaltou Renan Soares.

E o prazo para os aniversariantes do mês de abril e maio segue até o final deste mês de junho. Para quem ainda não está no prazo para realizar o procedimento, Renan Soares destaca que a melhor forma é realizar a Prova de Vida no mês do seu aniversário para não perder a data.

“Os aposentados do poder Executivo, do Tribunal de Contas, militares da reserva e os pensionistas, beneficiários de pensão por morte devem fazer a sua Prova de Vida no mês do seu aniversário”, destaca o assessor técnico da PiauíPrev.

 

Rebeca Lima e Gorete Santos (TV Cidade Verde)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais