Cidadeverde.com

Yoga ou pilates? Conheça diferenças entre as modalidades e benefícios

Imprimir

 

Foto: Pixabay

 

Em meio à rotina agitada, o yoga e o pilates são práticas que promovem melhor qualidade de vida e ajudam a desacelerar o ritmo. Apesar de ambas serem atividades de baixo impacto e atuarem no equilíbrio, condicionamento e movimento corporal, as modalidades apresentam distinções e atribuem finalidades diferentes para os praticantes.

Por contribuírem para alguns benefícios que se assemelham, é comum algumas dúvidas surgirem no momento de decidir qual modalidade escolher.

Veja as principais diferenças entre as duas atividades:


Yoga

O yoga é uma modalidade focada no equilíbrio físico e mental, com técnicas de origem milenares indianas. Reunindo exercícios respiratórios e movimentos corporais por meio da meditação, a prática busca promover bem-estar às pessoas ao trabalhar as questões posturais.

“Além do intuito fundamental de promover a sensação de paz interior e equilíbrio emocional, os exercícios de yoga melhoram o condicionamento físico, controlam a pressão arterial e batimentos cardíacos e diminuem os sintomas mentais, como o estresse, ansiedade e preocupação excessiva”, explica o educador físico, Pedro Coelho.

Visando sempre o conforto de quem pratica a modalidade, o yoga tem como equipamento apenas um tapete para base de execução das técnicas. A modalidade também apresenta resultados no aumento da concentração, sendo uma ótima opção para quem precisa ter atenção minuciosa no trabalho e estudos. 


Pilates

Já o pilates atua como uma ferramenta eficaz para o tratamento de patiologias como artrite, artrose e também no combate de problemas posturais.

Com o propósito de desenvolver o autocontrole da mente sobre o próprio corpo, o pilates apresenta fundamentos básicos e importantes: centralização, concentração, controle, fluidez, precisão e respiração. “Os princípios do pilates estão presentes nas aulas por meio dos movimentos que melhoram a consciência corporal, promovem o aumento da densidade óssea, aumentam a flexibilidade e a resistência física”, afirma o especialista. 

“Diferente do yoga, que faz uso apenas do tapete, o pilates pode ser praticado com o peso do próprio corpo e também utilizando equipamentos próprios. A prática regular da modalidade é eficaz no tratamento de problemas posturais, como desvios e dores na coluna”, complementa.


Quem pode praticar cada modalidade?

Ambas as atividades físicas podem ser praticadas por pessoas de diversas faixas etárias, com ou sem limitações, devido ao baixo impacto na execução dos exercícios.

A partir das propostas e benefícios proporcionados pelo yoga e pilates, é possível alinhar o objetivo que deseja alcançar com os resultados entregues pela aplicação das técnicas.

"É importante ressaltar que, apesar das modalidades apresentarem baixo risco de lesão para os praticantes, é necessário que os exercícios sejam orientados e acompanhados por um profissional qualificado, finaliza o profissional.

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais