Cidadeverde.com

Dor nas costas: saiba como se livrar desse problema que já afetou 80% da população

Imprimir

 

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

 


Cerca de 80% das pessoas no mundo têm, tiveram ou terão dores nas costas ao longo da vida, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Estudo Global de Carga de Doenças, Lesões e Fatores de Risco (GBD) revelou que o problema afetou 619 milhões de pessoas no mundo, apenas em 2020. Embora, muitas vezes, o mau jeito seja associado como o principal motivo, na verdade, existem muitas causas que podem provocar dores, como a má postura, problemas de saúde, prática incorreta de exercícios físicos, qualidade do sono e até mesmo sedentarismo.

De acordo com o profissional de educação física Jessé Ramos, "este desconforto na região dorsal surge pela falta de atenção à maneira correta de sentar e até mesmo por ficar longos períodos na mesma posição, já que a postura incorreta aumenta a sobrecarga do próprio peso”. Uma das principais soluções de saúde integrada do Brasil no âmbito corporativo. Além da má postura, problemas de saúde como doenças neurológicas (enxaqueca), ortopédicas (artroses) e reumatológicas (artrites e osteoporose) também podem provocar dores na região.

Para o especialista, praticar atividade física traz inúmeros benefícios à saúde física e mental. No entanto, é importante reforçar que a execução incorreta dos movimentos também pode provocar dores. “Independente da modalidade escolhida, a execução incorreta dos exercícios, excesso de carga e a falta de descanso entre os treinos podem causar estresse muscular na região das costas e, consequentemente, desconfortos. Para reduzir os riscos, o mais adequado é contar com o acompanhamento profissional”, reforça.

Por outro lado, o sedentarismo pode intensificar ainda mais os problemas. “Quando o corpo não está em movimento, os músculos ficam enrijecidos e tensionados. Com isso, toda a região da coluna passa a sofrer dores e até mesmo alterações das curvas fisiológicas da coluna vertebral, que podem provocar hérnia de disco e artroses”, complementa.

Outra causa relacionada às dores é a qualidade do sono. A densidade do colchão e a posição do corpo na hora do descanso podem causar má circulação na região dorsal. “ Se o colchão for duro ou mole demais, os músculos vão ficar tensos como uma resposta natural para compensar o desconforto, fazendo com que a coluna não fique na posição correta, desenvolvendo a dor”, diz Ramos.

“Por isso, manter uma rotina de exercícios físicos de forma adequada, além de melhorar o rendimento nas tarefas do dia a dia e trazer mais disposição, fortalece os músculos da região dorsal e lombar, contribuindo diretamente para minimizar e até mesmo eliminar a dor nas costas”, finaliza.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais