Cidadeverde.com

Casais homoafetivos assinam contrato de união estável em evento na Sasc

Imprimir
  • WhatsApp_Image_2023-06-26_at_09_20_26.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-06-26_at_09_20_26_(1).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-06-26_at_09_22_05.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-06-26_at_09_22_05_(1).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-06-26_at_09_20_26_(2).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde

 

Três casais assinaram nesta segunda-feira (26) contrato de união estável na sede da Secretaria de Assistência Social (Sasc). A assinatura dos contratos é feita de forma gratuita e é parte do trabalho realizado pelo Centro de Referência LGBT Raimundo Pereira, que desde 2008, facilita o acesso da comunidade LGBTQIA+ aos seus direitos. 

Josi Silva e Therciane Virgínia estão juntas há poucos mais de um ano e não conseguiam conter a felicidade por estar dando um passo tão importante juntas. O casal fala com bom humor do começo do relacionamento.

"Eu vi ela primeiro e me interessei", disse Therciane. A essa altura, o olhar de Josi ainda não tinha cruzado com o de Therciane. Mas assim que a viu algo mágico aconteceu. "Quando eu a vi, me conectei com ela e logo dei um jeito de chegar até ela", relembra Josi.

Amigos em comum fizeram a ponte e hoje as duas assinaram o contrato de união estável, mas já sonham com o casamento na igreja. "Vamos dar um tempo para nossas famílias se acostem com a ideia", explicou Josi. 

Após 10 anos de união, Daniel Charles Oliveira e Neusani Rodrigues de Sousa, também decidiram assinar o contrato para garantir acesso a direitos que ainda não desfrutam. Daniel e Neusani são um casal heterosexual, mas escolheram dar esse importante passo junto a comunidade LGBTQIA+. Neusani é psicóloga do Centro de Referência LGBT Raimundo Pereira há pouco mais de um ano. 

"Antes eu trabalhava em hospital, com a pandemia me afastei. E na busca de um retorno para minha função fui encaminhada para trabalhar no centro de referência", explicou a psicóloga. 

O terceiro casal, ainda, teme a discriminação da família e preferiu não ter seus nomes ou fotos divulgados nesta matéria. 

Joseane Borges, diretora de Promoção da Cidadania LGBT, explica que esse trabalho é realizado desde 2008, antes mesmo da lei que garante a união homoafetiva ser aprovada. "O nosso trabalho é levar cidadania a quem sofre com o preconceito todos os dias", afirmou Josiane. 

Os casais interessados em oficializar a união podem procurar o Centro de Referência LGBT Raimundo Pereira, portando os documentos pessoais do casal, para fazer a inscrição e ter acesso a esse benefício.

 

Adriana Magalhães
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais