Cidadeverde.com

Treino em casa: veja dicas para criar uma rotina e vencer a preguiça

Imprimir

 

Foto: Freepik

 

Ao falar de exercícios físicos, é inevitável não pensar em pessoas se movimentando em academias, clubes ou centros esportivos. No entanto, diante da correria do dia a dia, entre trabalho e vida pessoal, muitas pessoas têm usado espaços dentro de casa para manter o corpo ativo e em busca de uma vida saudável. 

Seja na sala de estar, cozinha, varanda ou no quarto, treinar em casa uma realidade entre os brasileiros. Mas para aproveitar os benefícios que a prática de exercícios físicos em casa pode oferecer, é importante se atentar a alguns detalhes. O uso de roupas e acessórios adequados, por exemplo, é fundamental para garantir conforto e mobilidade durante os treinos. Além disso, atentar-se ao nível das aulas, ao alongamento e à hidratação é essencial para ter um melhor aproveitamento das atividades físicas no conforto do lar. 


Use roupas adequadas 

É normal pensar que quem treina em casa se exercita de pijama ou com peças aleatórias do guarda-roupa. Embora nem todo praticante dessa modalidade seja assim, ainda existem pessoas que aproveitam da liberdade e comodidade em casa para experimentarem diferentes tipos de roupa nos treinos. 

No entanto, é preciso ter atenção ao uso de peças escolhidas para a prática de exercícios físicos, pois há um motivo específico para as roupas fitness existirem. Os itens dessa categoria são confeccionados com tecidos respiráveis e flexíveis e apresentam uma modelagem própria que garante conforto e a mobilidade necessária para realizar os movimentos. 

Usar pijamas, jeans, moletom e outras roupas do armário pode comprometer no desempenho das atividades e ainda causar desconforto durante e após os treinos. No caso das mulheres, por exemplo, o uso de top feminino é indicado para sustentação dos seios e a falta dele pode acarretar dores no busto e na coluna. 

Outro detalhe importante é o tamanho da roupa, pois peças apertadas ou folgadas demais podem dificultar a execução dos movimentos. Além disso, o uso de tênis esportivo nos treinos também é fundamental. 


Não esqueça do alongamento 

Antes de fazer qualquer atividade física, é importante aquecer o corpo com alongamento. Essa prática prepara musculatura e articulações para os exercícios que estão por vir e permite a realização dos exercícios com maior amplitude e flexibilidade.

Além disso, esse movimento também é benefício para evitar lesões. De acordo com uma cartilha sobre dicas de saúde do Ministério da Saúde, os alongamentos podem prevenir lesões nos músculos e articulações, promover relaxamento, melhorar a circulação sanguínea e fortalecer os ligamentos e tendões. 

 

Faça treino do seu nível

É normal começar uma atividade física com empolgação, mas é preciso ter cautela para evitar lesões e desconfortos posteriores. Por esse motivo, ao decidir treinar em casa, é fundamental buscar por aulas e modalidades esportivas conforme o nível do praticante. 

Normalmente, as plataformas que oferecem aulas para serem feitas em casa contam com profissionais que orientam seus alunos. É importante ouvir as recomendações e respeitar o próprio ritmo e limitações. 

O progresso virá com a prática e conforme for adquirindo mais experiência será possível ir para níveis maiores e potencializar os resultados dos treinos. 


Crie uma rotina 

Treinar em casa requer disciplina, afinal, se bater uma preguiça, é fácil desistir dos exercícios e deitar no sofá ou na cama. Portanto, é fundamental criar uma rotina de treinos para ajudar nessa tarefa. 

A recomendação é definir um horário fixo para os exercícios. Nesse momento, a dica é pensar na rotina e nos afazeres que costumam ser feitos no dia. Dessa forma, será mais fácil escolher um momento adequado para a atividade física e manter a constância dos treinos.


Mantenha uma garrafa d’água por perto 

A hidratação é um detalhe essencial para a prática de qualquer atividade física. Segundo o Ministério da Saúde, durante os exercícios o corpo perde bastante líquido e a água ajuda a repor essa perda e a regular a temperatura corporal.

Manter-se hidratado durante os treinos é fundamental para garantir um bom rendimento e aproveitamento das atividades desempenhadas. A recomendação do Ministério da Saúde é que adultos consumam, ao menos, dois litros de água por dia. 

Durante os treinos há a opção de consumir outros líquidos. O órgão aponta que também vale apostar em itens que restituem os sais minerais do corpo, como a água de coco e os isotônicos.

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais