Cidadeverde.com

Empresas nacionais e internacionais buscam soluções inovadoras para Teresina

Imprimir

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Nove empresas, que atuam em âmbito nacionais e internacional, apresentaram soluções inovadoras para Teresina. As propostas farão parte de um banco de soluções que ficará disponível para os gestores públicos de todo o Piauí. 

As soluções apresentadas trazem propostas para diversos segmentos, entre eles: meio ambiente, saúde, saneamento integrado, energia, mobilidade e acessibilidade. 

Mais de 20 empresas atenderam ao edital de chamamento da Prefeitura de Teresina. Desse total, nove iniciam agora o processo de implantação e validação de suas soluções tecnológicas.

"A proposta é testar em ambiente urbano real o funcionamento das plataformas e verificar se os resultados alcançados atendem a necessidade dos gestores públicos piauienses", afirmou Bárbara Johas, coordenadora do Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana (CESU/Teresina).

O secretário da Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), Iran Felinto, está otimista com as soluções apresentadas. "As nove proposta tem um potencial muito bom. E a nossa ideia, é após da validação levar as propostas para que a Prefeitura de Teresina possa contratar esses produtos e levar esses serviços à população. A prefeitura de Teresina é uma das poucas do país a investir, de fato, na modernização", disse o secretário.

Marcelo Creão, da Tuxtu, explica que as características geográficas de cada município onde as soluções serão implantadas precisam ser testadas. "Aqui em Teresina temos quatro biomas, caatinga, cerado, mata de cocais e mata amazônica, cada um desses biomas se compra de uma forma e tem necessidade próprias. A solução tecnológica que trazemos para Teresina vai ajudar a cidade no processo de licenciamentos ambiental das empresas. Nossa tecnologia é capaz de entregar o impacto ambiental de pequenos, médios e grandes negócio. Ajudando assim os empréstimos, que podem reduzir esse impacto e a gestão pública, que pode mensurar e adequar as exigências de licenciamento de forma mais eficiente", explicou Marcelo Creão.

Maria Lígia, representa uma startup alemã, e trouxe para Teresina uma proposta que pode ajudar a cidade a melhor gerir os riscos de desastres causados por chuvas, alagamentos e outros fenômenos naturais. "O nosso aplicativo já foi testado em Teresina em outra situação, quando a ONU precisou de um diagnóstico fiel da população da cidade. A proposta que trazemos agora vai ajudar as secretarias de defesa civil a gerir melhor os riscos de desastre ambiental e manterá a população bem informada quanto a essas riscos, declarou Ana Isis.

Essa proposta já foi utilizada, com sucesso durante a pandemia, em dois países africanos. "Na África realizamos um monitoramento de áreas que implicavam maior risco de contaminação pela Covid-19 e obtivemos uma aceitação por parta da população e um resultado excelente", finalizou. 

 

Adriana Magalhães
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais