Cidadeverde.com

Carretinha da Saúde inicia atividades em Bom Jesus e Luís Correia

Imprimir

Foto: Ascom/Governo do Piauí 

As crianças de zero a seis anos do Piauí passam a contar, a partir do mês de julho, com os serviços da Carretinha da Saúde, uma das ações do Pacto Pelas Crianças que tem por finalidade planejar e intermediar a implementação de políticas públicas transversais de cuidado com a Primeira Infância. Os primeiros atendimentos serão em Bom Jesus, na região sul do estado, e Luís Correia, no litoral.

O investimento estimado no serviço para este ano chega a quase R$ 1 milhão, valor que deve dobrar em 2024. Até 2026, devem ser investidos R$ 6,6 milhões. Todo o recurso é do Tesouro Estadual. Para 2023, são esperados 19.500 atendimentos. Em 2024, esse número deve saltar para 39.000. Até 2026, 136 mil crianças devem ser assistidas pelo serviço.

Na cidade de Bom Jesus, os serviços começam na segunda-feira (3) e vão atender 267 pacientes deste município até o dia 7 de julho. Nos dias 11 e 12 do mesmo mês serão ofertados os atendimentos para 62 crianças de zero a seis anos da cidade de Currais; e nos dias 12 e 13 de julho os atendimentos serão fornecidos para 73 menores do município de Santa Cruz.

Para a região norte do Piauí, as atividades iniciam na cidade de Luís Correia no dia 4 e vão até o dia 13 de julho, beneficiando 417 crianças de zero a 6 anos. Após Luís Correia, a Carretinha da Saúde segue para Cajueiro da Praia, quando 136 crianças serão contempladas com os serviços entre os dias 14 a 17 de julho.

Os horários dos atendimentos são de 8h às 12h e de 14h às 18h. “Escolhemos Luís Correia e Bom Jesus para iniciar por estarem localizadas nos extremos do nosso estado e também em uma localização que outras cidades poderão enviar seus pacientes. A Carretinha ficará nas cidades de Bom Jesus e Luís Correia como polos, para atendimento das crianças das demais cidades contempladas no cronograma”, explica a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

Entre os atendimentos oferecidos pela Carretinha da Saúde estão os odontológicos e oftalmológicos. No caso da oftalmologia, haverá fornecimento de óculos, quando necessário. A carreta dispõe ainda de consultas e exames audiométricos.

“Os municípios são responsáveis por mobilizar e deslocar as crianças até os locais de atendimento. Após o diagnóstico, dependendo de cada caso, a criança será encaminhada para exames mais específicos ou para o recebimento de óculos de grau”, lembra a superintendente.

 

Da Redação 
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais