Cidadeverde.com

Governador tem reunião representantes do governo na Itália

Imprimir

Foto: ascom

O governador Rafael Fonteles deu início à agenda desta quarta-feira (28), em Roma (ITA), com reunião por videoconferência com o diretor Antonio Lorenzo Antozzi, responsável pelo setor de Transição Energética e Hidrogênio da De Nora. A ideia do encontro foi apresentar as características e diferenciais do Piauí para a produção de hidrogênio verde e firmar parcerias com a multinacional italiana.

Com sede em Milão, o grupo De Nora opera em 10 países, entre eles o Brasil, onde tem, há 40 anos, uma fábrica em Sorocaba (SP). A empresa desenvolve soluções para transição energética, descarbonização e limpeza de água. Além disso, em parceria com o grupo alemão ThyssenKrupp, fabrica e fornece eletrolisadores em larga escala, inclusive, para o estado da Bahia, que os utiliza para a produção de fertilizantes.

Durante a reunião, o governador inseriu o Piauí como o principal Vale do Hidrogênio Verde na América do Sul. Para isso, apresentou os motivos que colocam o estado nessa posição, como localização privilegiada, ter a terceira maior reserva de água do Brasil, suas experiências exitosas na produção de energias solar e eólica, a presença de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e o Porto de Luís Correia, que terá a sua primeira fase inaugurada ao final deste ano.

“Uma audiência importante para entender melhor a capacidade de produção dos eletrolisadores para abastecer os projetos que estamos levando ao Piauí. Acreditamos bastante nessa parceria para o fornecimento desses equipamentos importantes para a indústria do hidrogênio verde, na qual estamos nos preparando para ser um dos grandes produtores”, disse o governador Rafael Fonteles em suas redes sociais.

Reunião com governo italiano e setores industrial e financeiro

Após a videoconferência, o governador se reuniu com empresários e representantes do governo italiano e dos setores industrial e financeiro do país, na Embaixada do Brasil em Roma. Na oportunidade, deu continuidade à apresentação dos potenciais do Piauí e destacou os memorandos de entendimento já assinados com grandes empresas do exterior para investimentos no estado, especialmente para a produção de hidrogênio verde.

O chefe do Executivo piauiense exaltou, ainda, grandes feitos do estado, que é líder em produção de energia solar centralizada no Brasil, além de ser o terceiro maior em energia eólica. O Piauí tem, ainda, os maiores parques solar e eólico das Américas, sendo o solar localizado em São Gonçalo do Gurguéia, e o eólico nos municípios de Lagoa do Barro, Queimada Nova e Dom Inocêncio.

“Estamos buscando essa relação mais próxima com as áreas governamental, financeira e industrial. São esses contatos que nos aproximam dos grandes investidores do setor de energias, que certamente vão nos abrir muitas oportunidades e contribuir para que o Piauí seja protagonista no mercado de hidrogênio verde no mundo”, destacou Rafael Fonteles.

Participaram do encontro representantes da Confederação Geral da Indústria Italiana (Confindustria); do Intensa Sanpaolo, o maior banco italiano e o 27º maior do mundo; da Agência Nacional para Novas Tecnologias, Energia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (ENEA); além da Federação das Associações Nacionais da Indústria Mecânica Variada (ANIMA).

Reunião com Enel Green Power

A última reunião do governador, nesta quarta-feira, foi com o presidente global de Desenvolvimento de Negócios da Enel Green Power, Dr. Carlo Zorzoli, e representantes da empresa italiana, que já atua no Piauí. O grupo é responsável pelo maior parque solar da América Latina, localizado em São Gonçalo do Gurguéia.

Durante a reunião, na sede da Enel, localizada em Roma, discutiu-se a expansão dos investimentos da empresa no Piauí. “A Enel já é uma grande parceira do Estado, investindo em energias eólica e solar. Queremos ampliar essa parceria, desta vez na área do hidrogênio verde. Essa é uma oportunidade de fechar novos negócios e trazer mais investimentos e desenvolvimento ao Piauí”, disse Fonteles.

 

Paula Sampaio (com informações da ascom)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais