Cidadeverde.com

Foliculite: saiba o que é, sintomas, causas e tratamentos dessa inflamação

Imprimir

 

Foto: Reprodução

 

Os pelos do corpo humano servem para proteger o organismo do frio, calor, da radiação solar, de infecções, entre outros agentes externos. Porém, para muitas pessoas, eles podem representar complicações, incômodos e desconforto. É o caso da foliculite. 

Trata-se de uma inflamação de pele que se inicia nos folículos pilosos, geralmente motivada por uma infecção bacteriana ou fúngica, mas também pode ser causada por vírus e até mesmo por uma inflamação de pelos encravados. Existem vários tipos de foliculite, incluindo a bacteriana, por pseudomonas, por herpes simplex e foliculite por malassezia.

Segundo o médico dermatologista Jader Freire Sobral Filho, para prevenir a foliculite, é importante manter a pele limpa e seca, evitar o uso de roupas apertadas e úmidas, além de não realizar depilação excessiva ou agressiva.

“O suor pode contribuir para o aparecimento da foliculite, especialmente se a pele estiver úmida e quente por períodos prolongados. Outros fatores que podem contribuir com a infecção incluem temperaturas quentes e úmidas, roupas apertadas e abrasivas, além de produtos de cuidados com a pele que obstruem os folículos”, cita o especialista.


Veja as principais perguntas a cerca desse problema:


1 - Quais partes do corpo normalmente são mais afetadas pela foliculite? 

As partes do corpo mais comumente afetadas pela foliculite são o couro cabeludo, a barba, o pescoço, as axilas, as nádegas e pernas. 


2 - O fator idade contribui de alguma forma? 

A foliculite pode ocorrer em pessoas de todas as idades. Porém, é mais comum em adolescentes e adultos jovens. 


3 - Quais são as formas de tratamento contra foliculite? Medicamentos orais ou tópicos e cremes? 

Quadros inflamatórios mais leves podem evoluir favoravelmente com cuidados básicos de higiene. Os mais graves podem levar à perda definitiva dos pelos e a cicatrizes permanentes. O tratamento pode incluir medicamentos tópicos ou orais, dependendo da gravidade da infecção. Os cremes tópicos contendo antibióticos, antifúngicos ou corticosteroides podem ser prescritos para tratar a foliculite. Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de medicamentos orais, como antibióticos ou antifúngicos. 

Para casos mais leves, podemos já amenizar sintomas em casa, como: fazer compressas mornas e úmidas algumas vezes por dia sob a pele com foliculite, além de higienizar as lesões de forma adequada, com produtos antissépticos. 

É importante lembrar que a prevenção é a melhor forma de tratar a foliculite. Por isso, mantenha a pele limpa e seca, evite o uso de roupas pesadas, depilação excessiva ou agressiva. E se mesmo assim a foliculite persistir, consulte um médico para avaliação e indicação de tratamento adequado. 

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais