Cidadeverde.com

População mata com golpes de enxada Jaguatirica atropelada na região de Picos

Imprimir

Na última quarta-feira (28), populares encontraram uma jaguatirica que é um animal que se encontra em extinção, em alguns biomas, acidentada na PI 445 na área urbana de Alagoinha do Piauí, cidade a 76km de Picos. O animal teria sido atropelada e logo em seguida, morta de forma brutal por populares.


O crime aconteceu próximo a comunidade Serra Velha que fica na área rural da cidade, a jaguatirica que foi atropelada mostrava sinais de vida. Alguns vídeos  foram divulgados na internet e mostram o animal se arrastando na pista. Segundo relatos, a jaguatirica não apresentava nem um risco para a população, foi brutalmente morto a golpes de enxada por pessoas que estavam ali no local do acidente.

Foto: Redes Sociais 

A redação do portal Cidade Verde, levantou essas informações com uma liderança política que estava no local, o Sr. Josivaldo da Castanha. Ele informou que estava passando pelo local quando se deparou com a movimentação de pessoas, então resolveu parar e um motoqueiro lhe forneceu a informação de que um carro azul acabou atropelando a Jaguatirica.

No Piauí, segundo o art. 32 da lei federal 9.605/98, é crime praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena é de detenção de três meses a um ano, e multa. O tenete coronel do Corpo de Bombeiro de Picos, Sansão, informou como a população pode reagir em situações como essas.

"Independentemente do tipo de animal silvestre, dependente da mobilidade desse animal silvestre convém se afastar, isolar a área, afastar crianças, outros animais. Caso o animal esteja vivo, você pode entrar em contato com o corpo de bombeiros que nós faremos a captura, e tem outros órgãos como a Polícia Militar, a Polícia Ambiental que também faz esse tipo de trabalho. A gente primeiramente não aconselha a matar um animal, isso é crime, as pessoas tem que saber que isso é crime e elas podem responder por isso, então por isso que a gente fala que é melhor isolar a área, se afastar e chamar os órgãos para fazer a captura,” explica.


A Jaguatirica que é um mamífero carnívoro, é descendente do gênero dos leopardos. Já foi um animal muito cassado por conta do comércio ilegal de peles. É considerado um animal que não oferece riscos ao ser humano, porém, todo animal ao se sentir ameaçado reagi de acordo com a sua natureza. A expectativa de vida desse animal é de 15 anos e ele pode ser encontrado nas florestas tropicais, pradarias, manguezais, pântanos, cerrado, caatinga, campos sulinos e Amazônia.

por Edielson Mota

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais