Cidadeverde.com

Secretaria de Segurança vai emitir nova identidade na Câmara Municipal de Teresina

Imprimir

Fotos: Ascom/SSP-PI 

Um novo posto do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (30), na Câmara Municipal de Teresina (CMT), que fica localizada na Avenida Marechal Castelo Branco, bairro Cabral. O Secretário de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), Chico Lucas, ressaltou que a iniciativa é resultado de uma parceria entre a SSP e a CMT.

"Queremos transformar o Piauí no Estado mais digital do país, por isso estamos expandindo o trabalho do Instituto de Identificação, licenciando e coletando a biometria dos cidadãos piauienses. Podemos ressaltar, que em breve o estado vai prestar os serviços pela nova plataforma Gov.pi, no entanto, para quem não tem acesso à tecnologia, temos que disponibilizar locais de atendimento em órgãos públicos. Nesse sentido, queremos agradecer a disponibilidade da Câmara Municipal de Vereadores, que ofereceu um posto de atendimento centralizado. Essa é uma oferta de cidadania muito importante que só foi possível devido a essa parceria”, pontuou o secretário.  

Chico Lucas destacou ainda que o Piauí é o único estado do Brasil que todas cédulas de identidade já estão no novo modelo e que em breve será ofertada uma carteira com policarbonato, com chip, para que os serviços sejam acessados de forma rápida pela população.

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Enzo Samuel, informou que o novo posto representa a descentralização do serviço e possibilita que a população tenha seus direitos garantidos. “Nossa missão é tornar a Câmara Municipal mais próxima do povo teresinense, acredito que estamos avançando nesse sentido, principalmente através de parcerias, como fizemos com a Secretaria de Segurança Pública. Trazer esse posto de atendimento é um grande avanço”, explicou o vereador.

Para o Diretor-Geral do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, Marcelo Mascarenhas, esse é o primeiro passo para o exercício da cidadania. Os interessados devem se encaminhar ao posto com os documentos obrigatórios, certidão de nascimento, certidão de casamento atualizada, CPF válido e comprovante de endereço. “Através da abertura dos postos e da busca ativa através de nossos projetos sociais, vamos garantir que todo cidadão piauiense tenha a nova Carteira de Identidade Nacional”, finalizou o diretor. 

A emissão da primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN) é gratuita. Além disso, idosos e pessoas com deficiência também têm direito à gratuidade. O posto começa a funcionar na próxima segunda-feira (03) e o horário de atendimento seguirá o padrão da rede de postos do Instituto, das 8h às 17h.

 

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais