Cidadeverde.com

Teresina tem 1.3 mil casos de Chikungunya; cidade registrou 279 casos em 14 dias

Imprimir

Foto: Reprodução/Fiocruz

Dados divulgados por boletim epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmaram que Teresina já registrou um total de 1.380 casos de Chikungunya nos últimos seis meses. 

O boletim ainda aponta para o registro de 279 casos em 14 dias. A doença já tem 1.830 casos notificados, sem óbitos. Eram 1.101 casos na semana 22, correspondente aos dias, registrada em 12 de junho. Esse total, aumentou para 1.380 na semana 23, divulgada em 26 de junho.

A Chikungunya é uma doença viral febril, caracterizada por febre alta, dores nas articulações, dores de cabeça e erupções cutâneas. Ela é transmitida principalmente pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor responsável pela transmissão da dengue e do vírus Zika.
Cuidados

A proliferação do mosquito Aedes aegypti pode ser evitada, já que boa parte dos criadouros são localizados nas residências. O mosquito deposita os ovos em recipientes com água parada e os mesmos podem permanecer no local por um ano.

Entre os cuidados necessários estão:

  • Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
  • Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água.
  • A população pode denunciar pontos suspeitos de formação de criadouros ou solicitar uma vistoria dos agentes de endemias para investigar a presença do mosquito ou seus ovos. Basta entrar em contato com a gerência de Zoonoses pelos telefones 3215-9143 e 3215-9144.

 


Paula Sampaio
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais