Cidadeverde.com

Tenente da PM suspeito de aplicar golpes é preso após se apresentar à Corregedoria

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Investigado como suspeito de aplicar golpes financeiros em Teresina, o primeiro-tenente da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), Alexandre Filipe Tupinambá Silva, foi preso neste domingo (2) após se apresentar na Corregedoria. 

O Ciddeverde.com apurou que o primeiro-tenente deve ser encaminhado para o presídio militar, após conclusão dos procedimentos cabíveis na Corregedoria. Havia um mandado de prisão preventiva contra ele decretado pela Justiça Militar. 

Os golpes atribuídos ao oficial da PM envolvem estelionato, apropriação indébita, furto qualificado e falsificação de documentos. A investigação da Polícia Civil aponta que o tenente teria entregue veículos de algumas vítimas como garantia de pagamento a agiotas.  

Entre as vítimas dos supostos golpes aplicados pelo militar está a conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Flora Izabel. Ela teve o talonário de cheques furtados, no período em que ele trabalhava como motorista.

Além da conselheira do TCE, o primeiro-tenente também teria aplicado um golpe financeiro na própria esposa, que foi surpreendida ao descobrir que teve o apartamento e o carro colocados à venda sem a sua autorização. 

De acordo com o delegado Ademar Canabrava, titular do 12º Distrito Policial e responsável pela investigação do caso, o prejuízo total de todos os golpes é de aproximadamente R$ 1 milhão. 

MP denunciou o tenente

O Ministério Público, por meio do promotor Assuero Stevenson, titular da 9ª Promotoria,  denunciou o tenente da PM à Justiça por desobediência e prepara outra denúncia por deserção.

Na denúncia consta que o militar trabalhou como motorista quando Flora Izabel era deputada estadual, ocasião em que teria furtado cheques. A conselheira só descobriu o caso após uma pessoa tentar descontar o cheque em seu nome e o banco ter desconfiado. 

Ela então registrou boletim de ocorrência e o caso foi investigado pelo delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí.

O promotor Asssuero Stevenson, da 9ª Promotoria, que é responsável por atuar em processos relativos a crimes militares e nas ações judiciais contra atos disciplinares militares, também denunciou o policial militar, no último dia 22 de junho, por desobediência.


Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais