Cidadeverde.com

Búfalos causam prejuízo e ameaçam agricultores

Imprimir
Um rebanho de aproximadamente 200 búfalos em Campo Largo do Paiuí, a 197 km de Teresina, tem causado prejuízo e ameaçado os pequenos agricultores da região.
 
Segundo o presidente da associação de agricultores, Francisco Ramos, os animais ficam em um cercado ao lado da área onde é feito o plantio de arroz pelos produtores. Como o próprietário, identificado como Antonio José de Oliveira, não teria reforçado a cerca de arame, os búfalos invadem a plantação. "São animais selvagens e já dão prejuízo há muitos anos. Comem a produção de arroz e são muito valentes", declara Ramos.
 
O presidente da associação conta que há dois anos o tio, também chamado de Francisco, foi atingido por um dos búfalos na perna. "Ele ainda pegou 20 pontos. A gente fez denúncia na FETAG (Federação dos Trabalhadores da Agricultura), mas nunca teve nenhuma audiência", afirma.
 
Atualmente, os produtores enfrentam menos problemas devido o alagamento que impede os búfalos de atravessarem para o terreno da associação. "A gente já foi lá no proprietário pedir que ele faça alguma coisa, que ajeite a cerca", disse Francisco Ramos. Em 2007, os agricultores chegaram a matar 4 animais.
 
Nayara Felizardo
(Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: