Cidadeverde.com

Polícia prende suspeito de executar adolescente na zona Norte de Teresina

Imprimir

Fonte: Ascom / Segurança Pública 

A polícia prendeu na noite desta terça-feira (04) Filipi de Oliveira da Silva, mais conhecido como "Manga Rosa". Ele é suspeito de ter participado do sequestro e da execução do adolescente Erieldson Ribeiro Costa, de 14 anos, no último dia 21 de junho, na zona Norte de Teresina.

Manga Rosa foi preso em São Raimundo Nonato, cidade localizada a cerca de 600 km de Teresina. A prisão foi realizada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) e contou com o apoio da  8ª Delegacia Regional de São Raimundo Nonato, da Polícia Militar do Piauí e da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública.

De acordo com a polícia, o homem fugiu para Anísio de Abreu um dia após a divulgação do vídeo, em que os acusados gravam a execução do adolescente. Ele estava na residência de parentes da namorada que, também, se encontrava no local, na zona urbana de São Raimundo Nonato. Segundo o delegado Charles Pessoa, desde a última sexta-feira (30) equipes do Draco faziam buscas por Filipi.

"Conseguimos buscar algumas informações, de que o Filipi, vulgo Manga Rosa estava escondido na cidade de Anísio de Abreu, a aproximadamente 600 km da capital. Em uma ação integrada com a equipe de inteligência deslocamos equipes do Draco e na tarde de ontem conseguimos fazer a prisão desse foragido, que estava recebendo apoio e ele foi conduzido para a delegacia", disse Charles Pessoa, que destacou que o preso é membro de uma facção criminosa.

Erieldson tinha 14 anos

A namorada do Filipi também foi conduzida à delegacia e autuada pelo crime de favorecimento pessoal, uma vez que confessou estar prestando auxílio na fuga. "Um dia após a circulação dos vídeos, o Filipi e ela fugiram para Anísio de Abreu, e quem prestou todo esse apoio foi ela, que tem familiares na região, levou o namorado no intuito de tentar se esquivar da segurança pública. Então ela será responsabilizada criminalmente", explicou o delegado.

A equipe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), presidida pelo Delegado Jorge Terceiro, conduziu as investigações do homicídio. Foi instaurado um inquérito policial e um auto de investigação de ato infracional, em razão de haver adultos e adolescentes envolvidos na prática do crime.

Até o momento exitem dois adultos identificados, sendo um deles o Manga Rosa. Foram ouvidas testemunhas, arrecadados objetos e realizadas diligências investigativas. O DHPP investiga a possibilidade de envolvimento de mais pessoas nesse crime.

Entenda o crime

O adolescente Erieldson Ribeiro Costa, de 14 anos, desapareceu no dia 20 de junho, após sair para jogar futebol com amigos, no campo do bairro Buenos Aires, na zona Norte de Teresina. No dia 21, a família teve acesso ao vídeo que mostra o momento em que Erieldson é assassinado.

Segundo testemunhas, Erieldson foi levado por três homens, que chegaram ao campo de futebol em um carro.

No dia 22, o corpo de Erieldson foi localizado num matagal no bairro Aroeira, na zona Leste de Teresina.

A família nega que Erieldson tivesse envolvimento com facções.

 

Adriana Magalhães e Tiago Melo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais