Cidadeverde.com

Secretário anuncia concurso com mais de 800 vagas para professores e técnicos

Imprimir

A Prefeitura de Teresina vai realizar um novo concurso para a Secretaria Municipal de Educação (Semec). De acordo com o secretário Nouga Cardoso, a expectativa é que o certame oferte cerca entre 800 e 1 mil vagas para professores e pessoal de apoio técnico, como psicólogos, assistentes sociais e outras áreas. O edital deve ser lançado até o próximo mês de agosto. 

"No levantamento que fazemos hoje, o quantitativo total de vagas vai girar em torno de 800 a 1 mil vagas. é o que preliminarmente a gente acredita que seja, podendo ser um pouco mais ou um pouco menos”, informou o secretário. 

Nouga Cardoso explica ainda que a contratação dos profissionais pode acontecer ainda este ano. "Estamos com uma situação financeira sustentada na Prefeitura de Teresina, e tão longo os profissionais estejam aprovados no concurso queremos realizar a contratação", afirmou o secretário de Educação.

Ainda segundo Nouga Cardoso, a expectativa é que o edital seja lançado nas festividades do aniversário de Teresina, que acontece no próximo dia 16 de agosto. "Estamos em conversação com a Câmara Municipal de Teresina e acredito que a Comissão de Educação deve analisar o pedido do Dr. Pessoa com celeridade", disse.

O pedido a que Nouga Cardoso se refere é o Projeto de Lei Complementar, enviado nesta terça-feira (04) para a Câmara de Vereadores, e que cria os cargos e vagas para provimento em caráter efetivo na administração municipal.

Nouga Cardoso explicou que a Prefeitura, ainda, enfrenta problemas com o quadro de profissionais efetivos na Educação. "Temos áreas em que é necessário contratar professores. Temos, ainda, profissionais cedidos para outros órgãos e, após a pandemia, vivemos uma nova realidade nas escolas que exigem a contratação de profissionais de apoio técnico, como assistentes sociais e psicólogos", explicou o secretário de Educação.

Para Nouga Cardoso, esse é o maior concurso realizado pela Semec. "Somente para o cargo de professor, de primeiro e segundo ciclo, vamos ofertar algo em torno de 700 vagas. Ainda ofereceremos vagas em outras áreas, tais como: assistente social, psicólogo, psicopedagogo, engenheiro civil e agrimensor, nutricionista, biblioteconomia, assesor jurídico, fonoaudióloga, pessoas que nos ajudaram a planejar a Educação em Teresina. No total chegaremos a ofertar entre 800 e 1000 vagas ", esclareceu o secretário.

O Projeto de Lei complementar encaminhado a Câmara de Teresina prevê a criação de 17 novos cargos para a Secretaria Municipal de Educação (Semec). 

"Eu não acredito que a Câmara Municipal vá criar obstáculos, na quantidade e na qualidade, para se melhorar a educação em Teresina ", disse o prefeito, dr. Pessoa. 
A remuneração salarial de um professor em início de carreira gira em torno de R$ 5.600. "A esse valor são acrescidos gratificação e outras vantagens, como valorização do mérito e auxílio alimentação ", afirmou Nouga Cardoso. . 

O concurso também ofertará vagas para candidatos com ensino médio completo. "Para esses candidatos temos vagas de apoio educacional e auxiliar técnico educativo, que são profissinais que vão atuar nas creches do município ajudando a cuidar das crianças. Para esse cargo ainda não há previsão salarial, pois ele ainda não existe dentro da Prefeitura de Teresina. "Ainda vamos fazer uma análise, em nível nacional para ver em qual faixa salarial esses servidores serão enquadrados, explicou Nouga. 

Segundo secretário de Educação o concurso vem sanar a necessidade de profissinais pela Semec. "Quando assumimos a Semec encontramos lá um quadro muito difícil. Mais de 1800 estagiários assumindo sala de aula, o que não é permitido pela lei, explicou Nouga

O prefeito Dr. Pessoa explicou que esses profissinais agora poderão ter a oportunidade de participar de um concurso público. "O concurso vem atender uma demanda da classe, que é a contratação de profissinais. Os profissinais que atuam por meio do processo seletivo na Semec terão a oportunidade de fazer o concurso. O trabalhador tem segurança quando entra pela porta da frente, pelo concurso", frisou o prefeito.


Adriana Magalhãs e Gorete Santos
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais